Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Um relatório divulgado nesta terça-feira, 18, mostra que o Estado caiu para o 6º lugar no ranking de queimadas. Anteriormente o Tocantins ocupava a 2ª colocação e perdia apenas para o Mato Grosso.
Segundo o boletim, no total, o estado registou 5.696 focos de calor. O Mato Grosso atualmente continua em primeiro lugar com 14.234 focos, seguidos do Pará com 8.175, Amazonas com 8.043, Rondônia com 8.003 e o Maranhão com 7.330.
Já entre as cidades do Tocantins, Lagoa da Confusão está no topo da lista. Em seguida estão Formoso do Araguaia, Paranã, Materiros, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Goiatins, Lizarda, Rio Sono, Santa Rita do Tocantins e Palmas em último lugar. Os dados são da Defesa Civil do Estado do Tocantins.
O Tocantins passar por um período de estiagem forte entre os meses de agosto até novembro e as queimadas juntamente com as altas temperaturas, fazem com que a umidade do car fique abaixo de 60%, o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A baixa umidade de ar pode causar alguns transtornos como: complicações alérgicas, sangramento do nariz, ressacamento de pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e também o aumento do potencial de incêndios.
Além disso, o recomendado é que se beba muita água e evite fazer exercícios entre os horários de 11h e 15h.
Os dados da Defesa Civil mostram ainda que 24 municípios do Tocantins vão registrar hoje uma umidade do ar entre 25 e 30% a mínima e a máxima entre 70 e 95%.
Já nesta quarta-feira, 19, a previsão é de que o ar fique seco e umidades entorno de 15 e 52% a mínima e máxima de 42 e 91%.
Há três classificações de risco quando a umidade relativa do ar está baixa, são eles: Entre 21 e 30% é considerado Estado de Atenção. Já entre 12 e 20%, Estado de Alerta. Abaixo de 12% Estado de Emergência.