A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou um alerta à população nesta segunda-feira, 18, sobre a circulação de vírus que causam infecções respiratórias no Tocantins, com destaque para os 8.291 casos de Covid-19 registrados nos primeiros meses do ano.
Além do coronavírus e suas variantes, a SES informou que outros vírus estão circulando no estado, incluindo Influenza A, com 52 casos registrados, Rinovírus com 259 casos, 48 casos de vírus sincicial respiratório e um caso de Adenovírus. A Covid-19 também causou a morte de dez pessoas neste período.
A orientação da SES para prevenção segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que alerta para a possibilidade de aumento nos casos. Os grupos prioritários para a prevenção incluem crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, que têm maior risco de desenvolver complicações.
Embora o aumento no número de casos não seja alarmante, os profissionais de saúde estão monitorando atentamente os casos prováveis de síndromes gripais. A vacinação é apontada como a melhor forma de prevenção, especialmente para os grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e população indígena.
Além da vacinação, a SES recomenda medidas de higiene e distanciamento social para evitar a propagação das doenças respiratórias, como a Covid-19. Entre as medidas estão a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras em caso de sintomas gripais, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações, especialmente em locais fechados.