Somente sete cidades no Bico do Papagaio não estão sob alerta de chuvas intensas. São esperados entre 20 e 50 milímetros de chuva por hora, com ventos intensos que podem ir de 40 km/h a 60 km/h.
O alerta amarelo de perigo potencial se estende para quase todo o estado — Foto: Reprodução/Inmet
O primeiro fim de semana de novembro deve ser de bastante chuva em quase todas as cidades do Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo que abrange a maioria do estado, com a única exceção de sete cidades localizadas no Bico do Papagaio.
O alerta indica a possibilidade de chuvas fortes e entrou em vigor às 10h da sexta-feira (1º), perdurando pelo menos até a manhã deste sábado (2). Espera-se uma precipitação de 20 a 50 milímetros por hora, com ventos fortes que podem variar de 40 km/h a 60 km/h.
Existem riscos de queda de energia, queda de árvores e galhos, além de alagamentos e descargas elétricas. Veja como fica o clima em algumas cidades:
Araguaína: a maior cidade do norte do estado deve ter máxima de 31 °C e mínima de 23 °C. A umidade do ar terá variação de 90% a 60% e o céu deverá permanecer nublado com chuvas isoladas. No sábado (2) pode esquentar, com máxima chegando a 37 °C.
Araguatins: na região do Bico do Papagaio, a temperatura pode variar de 25 °C a 39 °C, com previsão de pancadas de chuvas isoladas no sábado. No domingo, o dia continua quente, com temperatura máxima de 38 °C.
Palmas: o clima da capital deve ser mais ameno, a temperatura máxima deve ser de 30 °C e a mínima de 24 °C. O céu deve permanecer nublado e com chuvas isoladas. A umidade do ar pode chegar a 95% com mínima de 45%. No domingo (3), a temperatura pode subir mais dois graus.
Gurupi: o céu da capital da amizade deve ficar nublado e com chuvas isoladas todo o fim de semana. A umidade do ar pode variar de 50%, com máxima de 95%. A temperatura pode chegar a 35 °C com mínima de 22 °C.
Dianópolis: a temperatura fica entre 22 °C e 34 °C no sábado e no domingo, com possibilidade de chuvas isoladas.
Instruções do Inmet
– O instituto faz alerta de segurança para os períodos de chuvas mais intensas, veja abaixo:
– Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
(Fonte: g1 Tocantins)