Foto: Kaio Costa/Governo do Tocantins

O Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, participou na manhã desta terça-feira, 23, do Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes (Norte Export 2024), realizado no Girassol Plaza Hotel, em Palmas. Durante o evento, Carlos Humberto destacou as potencialidades do Tocantins e as políticas públicas desenvolvidas pelo Governador Wanderlei Barbosa para fomentar investimentos no Estado.

“Com a ascensão do governador Wanderlei Barbosa ao Palácio Araguaia, houve uma tomada de decisão muito importante para os investidores que buscam o Tocantins: a construção de um plano de desenvolvimento econômico e sustentável”, observou o secretário ao citar o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). Carlos Humberto explicou, ainda, que o PICS se trata de uma política de Estado com ações emergenciais a curto prazo, mas com projetos de médio e longo prazo. “Adotamos KPIs de 10 e 20 anos para aferirmos os impactos das ações propostas e estamos planejando o Tocantins até o ano de 2045”, enfatizou.
Em sua fala, Carlos Humberto destacou, também, o rápido crescimento do agronegócio no Tocantins e as estratégias inovadoras que estão sendo implementadas para sustentar esse desenvolvimento. “O Tocantins, hoje, é o Estado da região Norte com a maior produção de grãos. Entre norte e nordeste, é o segundo. Mas, se mantidas as taxas de crescimento do agronegócio tocantinense em relação aos outros estados, até 2030 nós vamos ser o primeiro produtor de grãos entre as duas regiões”, projetou o Secretário.

Foto: Divulgação Brasil Export

Painel
O segundo painel do dia, intitulado “Desenvolvimento de novos negócios e a criação de corredores logísticos inteligentes”, foi moderado por Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News. Participaram da mesa de debates Edson Souki, Presidente da Granel Química do Brasil; Helano Gomes, Vice-Presidente Executivo da Ultracargo; Manoel Ferreira, Sócio da Dix Aeroportos e da Agemar Transportes e Empreendimentos; e Alankardek Ferreira Moreira, Diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins.
Os debates focaram nas oportunidades de criação e desenvolvimento de terminais e ativos logísticos na região Norte, destacando as conexões adequadas junto a centros produtivos, de distribuição, de consumo e portos. Representantes do setor de granéis líquidos apresentaram tanto plantas já em funcionamento quanto projetos futuros. Helano Gomes, da Ultracargo, e Edson Souki, da Granel Química do Brasil, detalharam os avanços e os desafios enfrentados no desenvolvimento dessas infraestruturas.

Manoel Ferreira trouxe à discussão a visão do setor aéreo e de infraestrutura, enfatizando a importância de integrar aeroportos e outros meios de transporte para otimizar os fluxos logísticos. Alankardek Ferreira Moreira destacou as iniciativas da Energisa Tocantins para melhorar a estrutura energética, essencial para suportar novos investimentos na região.
O painel do Norte Export 2024 evidenciou o compromisso e a colaboração entre os setores público e privado para promover o desenvolvimento logístico e econômico da região Norte. As discussões ressaltaram a importância de criar corredores logísticos inteligentes e integrados, que possam alavancar o potencial da região e contribuir para o crescimento sustentável do Brasil.
Brasil Export
Consolidado como o mais abrangente movimento do setor de logística, infraestrutura e transportes no País, o Brasil Export é um fórum permanente, multisetorial e agregador. Reúne as principais autoridades e lideranças empresariais com o objetivo de fomentar o diálogo, incentivar a inovação e promover conhecimento. Todas as iniciativas do Brasil Export estão voltadas a colaborar para a ampliação da infraestrutura nacional a partir de investimentos diversificados, dentro de uma política de desenvolvimento sustentável.
O fórum regional Norte Export 2024 aconteceu em Palmas nos dias 22 e 23 de julho e tem como missão organizar uma mobilização institucional no sentido de colaborar ativamente para o desenvolvimento da infraestrutura, do transporte terrestre e da navegação interior em uma região que têm vocação natural para a logística de cargas e de passageiros.