Maju Cotrim

O assunto mais comentado nacionalmente é a repercussão das queimadas na Amazônia, ainda mais após declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre incêndios criminosos.

O Tocantins está em alerta e é o número um nos focos de queimadas no Cerrado, conforme os dados do INPE. São mais de 5 mil focos.

O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, segundo a Gazeta apurou, recebeu uma ligação do Ministro Onyx Lorenzoni ontem e se colocou à disposição para unir esforços com o Governo Federal e todos o Estados da Amazônia no combate às queimadas

“O Tocantins já tem seu programa de combate ao fogo coordenado pelos bombeiros. Recentemente foram entregues mais 3 caminhões de combate a incêndio florestal para os Bombeiros”, disse o governador à Gazeta sobre o assunto.

O presidente Jair Bolsonaro vai falar em rede nacional de televisão na noite desta sexta-feira (23) para apresentar medidas do governo a fim de conter as queimadas na Amazônia. Uma dessas medidas é a assinatura de um decreto instituindo a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) para ajudar os Estados da região nas ações de combate ao fogo na floresta.

O Tocantins contratou vários brigadistas e faz várias forças-tarefas para combater as queimadas. Várias regiões do Estado sofrem com queimadas.

Combate reforçado

O governador entregou este mês três caminhões ABTFs e mais três camionetes traçadas, alguns equipamentos e uma grande quantidade de acessórios para uso no dia a dia dos bombeiros militares para combate ao fogo.