Canções de artistas regionais do Tocantins ganharão versão clássica com interpretação da Orquestra Viva Música. É o projeto “Tocantins em Concerto” que traz repertório de artistas como Genésio Tocantins, Dorivã, Braguinha Barroso e Lucimar, interpretado por eles mesmos, com acompanhamento de orquestra composta por cerca de30 instrumentistas. A realização é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
A circulação terá estreia no dia 30 de abril, em Araguaína,e estará também em Gurupi (07/05), Palmas (21/05) e Paraíso do Tocantins (28/05).Em cada município, o projeto contará com participações especiais, como a do Projeto Veredas, em Palmas. Os ingressos serão trocados por 1 quilo de alimento não perecível, que serão distribuídos a instituições beneficentes de cada município contemplado com o projeto.
De acordo com o presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, o projeto cumpre funções culturais e sociais, visandoà expansão e popularização da música do cancioneiro regional tocantinense. “É com muita satisfação que anunciamos o Tocantins em Concerto e estamos muito felizes de poder levar a nossa arte com a valorização da música regional e a democratização da música clássica”, expressa o artista.
O repertório será entoado pelos próprios artistas regionais, sob a batuta de Bruno Barreto, acompanhado da orquestra com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa.
Viva Música
A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto. Ao longo da sua existência, a orquestra participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica.
Agenda
30 de abril – Araguaína/TO (Faculdade Católica Dom Orione);
07 de maio – Gurupi/TO (Centro de Convenções Mauro Cunha);
21 de maio – Palmas/TO (Local a ser definido);
28 de maio – Paraíso do Tocantins (Teatro Cora Coralina).
FICHA TÉCNICA
Direção-geral: Maestro Bruno Barreto
Realização: Associação Viva Música
Cantores convidados: Braguinha Barroso, Dorivã Borges, Genésio Tocantins, Lucimar.
Orquestração: Willames S. da Costa
Produção executiva: Eduardo Andrade
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Orquestra Viva Música
I Violinos: Alexandre Gomes e Weliane Monteiro
II Violinos: Daniel Brandão, Helaine Santos e Lya Prehl
Violas: Ana Larissa
Violoncelos: Dionison Marcos e Maria Helena
Contrabaixo acústico: Moisés Alves
Flautas: Cleber Ferreira e Wallas Alves
Clarinetas: Robson dos Santos e Wemerson Martins
Saxofone: Lucas Fernandes
Trompa: Wilton Dourado
Trompete: Wedisson Monteiro e Matheus Dias
Trombones: Gabriel Candido e Jeremias Moreira
Bateria: Pedro Enus
Violão: Eddie Gomes
Piano: Anderson Cleyton
Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo