Foto – Corpo de Bombeiros
As queimadas ainda estão longe de terminar no Tocantins e com o período de estiagem, altas temperaturas e baixa umidade, tudo fica ainda mais complicado. Pra todo lado que se olha é fumaça, fogo e destruição.
Nesta segunda-feira, 5, um levantamento da Gazeta do Cerrado mostra que apesar de cair de 2º lugar pra 5º no ranking nacional, o Estado ainda possui muitos focos de incêndio.
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Tocantins registrou até o último dia 4/9/22, 7.279 focos, ficando atrás do Pará (20.166), Mato Grosso (19.041), Amazonas (12.006), Maranhã0 (8.225).
Serra de Taquaruçu
Na Serra de Taquaruçu vários focos estão sendo combatidos por Brigadistas e pelo Corpo de Bombeiros há cerca de uma semana.
No último dia 30/8 o fogo chegou ao quintal de uma chácara e ameaçou avançar para outras residências. Além disso, a fumaça deixou a rodovia que liga Palmas ao Distrito completamente ‘invisível’.
Nossa equipe entrou em contato com os Bombeiros nesta segunda-feira, e a força-tarefa que eles iniciaram na semana passada, continua nesta para conter o fogo que agora está um lugares mais íngremes.
Região de fazendas no Parque Estadual do Cantão
Na semana passada fazendeiros, brigadistas e o Corpo de Bombeiros também combateram vários incêndios em grandes proporções numa região de fazendas no Parque Estadual do Cantão, em Caseara, região oeste do Tocantins.
Segundo um fazendeiro da região, as chamas destruíram cerca de 600 mil hectares.
Leia também
Incêndio em Taquaruçu destrói vegetação e deixa Taquaralto e região sob fumaça | Gazeta do Cerrado