A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trabalha a implantação do projeto piloto sobre Diversidade na Saúde, que inicialmente será efetivado no Hospital Geral de Palmas (HGP). Nesta sexta-feira, 29, data em que é celebrado o dia da Visibilidade Trans, no Brasil, aconteceu a reunião de apresentação do projeto, com participação das equipes da Superintendência de Gestão Profissional da Educação da Saúde e Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho, diretoria, setor de humanização, serviço social do hospital e da Associação de Travesti e Transexuais do Estado do Tocantins (Atrato).

Segundo o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho, Robson José Silva “esta data é importante para nós, dentro do calendário, das discussões de Direitos Humanos. Hoje o Estado do Tocantins já possui em seu quadro, profissionais transgêneros e que vem quebrando estereótipos que muitas vezes se inserem por algumas profissões. Este projeto piloto está previsto para ser desenvolvido no HGP, e será estendido às demais  unidades hospitalares do Estado”, enfatizou.

Um dos criadores do projeto, o analista de saúde, Francisco de Assis Neves Neto explica “este projeto foca uma visão ampliada da saúde, e os trabalhadores da saúde. Tal iniciativa busca tratar da diversidade entre  os profissionais, incluindo a população negra,  de rua, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) e população indígena entre outros.  A SES tem a preocupação de trabalhar para tentar desconstruir preconceitos, intolerâncias  e criar  uma cultura de respeito, de harmonia entre  os trabalhadores”, afirmou.

A técnica de enfermagem do HGP, e  presidente da Associação de Travesti e Transexuais do Estado do Tocantins, Byanca Marchiori destacou que  “este projeto é de muita importância para comunidade LGBT, especialmente, para o público trans. O  ‘Diversidade na Saúde’ é inovador e único. É uma conquista para nós”, declarou.

Abordagem

Tal projeto aborda questões de diversidade, que envolve um conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social, aprendizagem intercultural, cultura, diálogo inter-religioso, diversidade e identidade, orientação sexual, pessoas com deficiência,  questão de gênero,raça e etnia.