Cachoeira da Velha, no Jalapão – Foto – Divulgação

Conhecido por guarda múltiplas possibilidades de viagens, roteiros turísticos que chamam a atenção pelas particularidades geográficas e culturais, o Estado do Tocantins está prestes a se tornar uma como Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico. Aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5141/19, do Senado Federal, aponta o Estado como um dos destinos com uma variedade de atrativos turísticos, que vão desde o turismo ecológico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e o turismo de sol e praia até o turismo gastronômico, incluindo, ainda, o turismo religioso, o turismo cultural e o turismo de experiência.

A proposta de inclusão do estado mais novo da federação como rota nacional do turismo, teve como relator o deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), tem como objetivo desenvolver o potencial turístico regional e local, fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas, fortalecer os setores ligados ao turismo, além de promover o crescimento econômico local, sustentável e inclusivo e valorizar os atrativos naturais e culturais.

Ao expedir parecer favorável, Luiz Antonio Teixeira Jr. frisou que o Tocantins surge como destino importante para o turismo de experiência, aquele em que se estimula a vivência e o envolvimento com as comunidades locais, aproximando o visitante da realidade e valorizando a troca de experiências. “Nesse sentido, o conhecimento do patrimônio histórico, das festas populares e das tradições religiosas é como uma viagem à essência da cultura tocantinense. Da mesma forma, o artesanato diz muito da criatividade das comunidades locais”, destacou ao mencionar a experiência de descobrir os roteiros tocantinenses.

O relator também destacou os principais atrativos do estado, como o Parque Estadual do Jalapão, Ilha do Bananal, além das setes regiões turísticas, entre elas Cantão e Serras Gerais.

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, a aprovação da proposta, que ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, irá fortalecer o turismo tocantinense. “Trará mais visibilidade e investimentos ao Tocantins que vive um momento de transformação no turismo. Com a aprovação deste projeto só temos a ganhar nesta retomada do turismo, ao passo em que a demanda pelos destinos que o Tocantins oferece tem crescido em meio ao novo perfil dos que buscam viajar pelo Brasil”, ressaltou Jairo Mariano ao parabenizar os parlamentares envolvidos na aprovação da proposta.

Fonte  – Ascom Adetuc