Tocantins implanta primeiro Centro de Educação de Jovens e Adultos 

Por Gazeta do Cerrado | 18/03/2021

Última atualização em 18/03/2021 16:16

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Foto: Juliana Carneiro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Gildene Ferreira dos Santos, de Gurupi, com capacidade para atender até 630 estudantes, e que funcionará como um piloto para a implementação de novos Centros em outros municípios.

Com o CEJA será ampliado o atendimento aos alunos na modalidade Jovens e Adultos com aulas ofertadas nos turnos matutino, vespertino e noturno. “É uma proposta inovadora. Um projeto focado na realidade, na necessidade e na sustentação da continuidade dos estudos. Gurupi tem uma grande demanda de educação de jovens e adultos e por isso recebe o projeto piloto”, explicou a titular da Seduc Adriana Aguiar.

Em Gurupi, o Centro de Educação de Jovens e Adultos será sediado na Rua Getúlio Vargas, no prédio da antiga Escola Estadual Rui Barbosa. Com excelente localização, a escolha do espaço foi uma estratégia da Pasta para facilitar o acesso aos estudantes trabalhadores. Além de Gurupi, já está prevista a implantação do Centro em mais dois municípios: Palmas e Araguaína.

A implantação dos Centros visa atender a uma demanda real da população tocantinense de acesso à educação básica na idade adulta, conforme explicou o diretor de Políticas Educacionais da Seduc, Leandro Vieira. “Entre 2008 e 2020 mais de 7 mil estudantes foram atendidos em Gurupi, na modalidade EJA. E de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, 6,39% da população do município era analfabeta”, ressaltou.

Durante a live de lançamento do CEJA Gildene Ferreira dos Santos, a pedagoga e especialista em EJA, Êda Luiz, trouxe a experiência do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), de Campo Limpo (SP), onde é diretora. “Essa é uma grande possibilidade de evolução, por meio da educação. A nossa experiência é uma demonstração de transformação, garantia de direito e integração da comunidade”, ressaltou.

Proposta andragógica

Além da oferta de aulas nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, outro diferencial do CEJA é a proposta andragógica, com metodologia de ensino voltada especificamente para o público adulto, considerando suas especificidades, experiências e realidades, esse modelo leva em conta a máxima de que o conhecimento também vem da realidade (escola da vida).

No CEJA, a carga horária dos estudantes é complementada com atendimento individualizado, de acordo com o projeto e o ritmo de cada um, com o objetivo de que sejam identificadas as dificuldades ou possibilidades de aceleração. Os atendimentos também consideram a experiência de cada estudante, o adulto recebe o material didático e é orientado a criar um plano de estudos.

Cursos técnicos e profissionalizantes

O Centro de Educação de Jovem e Adultos também irá ofertar cursos técnicos e profissionalizantes, que serão definidos a partir das demandas da comunidade escolar. A definição também considera as potencialidades do município em que os estudantes são atendidos, de modo que os cursos possam promover o ingresso desses adultos no mercado de trabalho.

 

Fonte/Texto; Seduc

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