A atuação da Defensoria Pública nos Estados em defesa das pessoas vulneráveis foi uma das pautas de encontro realizado nesta terça-feira, 29, em Brasília, entre defensoras e defensores públicos com o senador eleito Flávio Dino, que está à frente do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública na equipe de transição no governo federal. Representando o Tocantins, a defensora pública-geral Estellamaris Postal esteve presente, acompanhada do presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado (Adpeto), Guilherme Vilela Ivo Dias.

Estellamaris integra o grupo a convite do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), entidade que foi presidente na gestão 2021/2022. O atual presidente do Conselho, Florisvaldo Fiorentino [São Paulo] participou da reunião que, na oportunidade, tratou também da importância do fortalecimento da Defensoria Pública para as pessoas assistidas e também para o sistema de justiça brasileiro.

Esta foi a segunda reunião do Condege com o grupo de trabalho sobre justiça e segurança pública, ambas com a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), representada pela Defensora Pública-Geral. A primeira reunião foi realizada no dia 24 último, de forma remota, sob coordenação da advogada, professora e atuante em direitos humanos, Sheila de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que também esteve presente no encontro de ontem, 29.