Do Rio- Maju Cotrim
O Tocantins participa mais um ano da ABAV Expo, um dos eventos mais aguardados do setor turístico da América Latina. A feira, que terá início nesta quarta-feira, 27, no Rio de Janeiro, terá apresentações culturais, gastronômicas, artesanato, treinamentos, palestras e painéis sobre diversas temáticas.
O evento acontece no Riocentro de 27 a 29 de setembro com público estimado de 36 mil visitantes em 37 mil metros, ocupando os pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Além da exposição dos produtos e serviços, a iniciativa também oferece uma série de capacitações, painéis e palestras com temáticas relevantes para o mercado.
O Tocantins chega com força com um stand grande do governo, outro da prefeitura de Palmas e com a maior caravana da história de empresários e fazedores de turismo. A Gazeta está presente e mostrará todos os detalhes. O governador Wanderlei Barbosa participa assim como a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan.
O governador Wanderlei Barbosa falou da importância do momento de fortalecimento do turismo do Estado. “Aqui Promovemos também o nosso povo”, disse.
“Indígenas e quilombolas fazem parte deste turismo forte”, disse. O centro da fala dele foi a integração do turismo com Goiás. “Se tivermos integrados e fazermos um turismo conjunto vamos crescer muito com o turismo integrado”, pontuou.
Wanderlei falou ainda sobre as políticas de turismo e visitou o stand do Estado e da prefeitura de Palmas ao lado da prefeita Cinthia, da primeira-dama Karine e dos deputados Eduardo Mantoan e Claudia Lelis. O governador prestigiou ainda apresentação dos tambores do Tocantins no stand.
Ele exaltou ainda o trabalho da equipe de turismo.
A feira
A feira aborda neste ano temas como a inovação e sustentabilidade como pilares para impulsionar o turismo; a metamorfose, que discute as transformações necessárias para se adaptar às mudanças do mercado; a especialização, destacando a importância de se especializar em nichos específicos para obter sucesso no setor; o MICE (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions), que aborda estratégias para atrair eventos corporativos e incentivos ao turismo; e, por fim, as vivências e lazer, que exploram experiências únicas para os viajantes.