Acontece essa semana em Goiânia (15 as 20 de novembro) a 41ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Artística. O evento, que está sendo realizado no Ginásio Rio Vermelho, o maior da cidade, reúne competidores de todo o país para uma disputa que será realizada em quatro categorias: Base, Iniciantes, Intermediário e Avançado. Há também quatro categorias de idade: pré-infantil (9 e 10 anos); infantil (11 e 12 anos); juvenil (13 a 15 anos) e adulta (mais de 16 anos).

Segundo Adriana Alves, coordenadora técnica de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica, “Trata-se de um evento que se volta para a massificação, mas vai mais além: tem um aspecto competitivo também. Nós contamos com a participação tanto de iniciantes como também de equipes e de ginastas que não teriam condições de competir de igual para igual no Campeonato Brasileiro, mas que se encaixam no Torneio Nacional, um evento festivo que tem também um caráter competitivo”.

Ao todo, 10 clubes inscreveram atletas masculinos para a participação no torneio, ao passo que 56 inscreveram atletas femininas. Do Tocantins, participam quatro atletas femininas do clube MS Ginástica Artística TO. São elas: Maitê Coriolano Francisco de Oliveira (11 anos), Anna Laura de Castro Marques (11 anos). Mariana Carvalho Naves (11 anos) e Letícia Rodrigues Ferreira (12) anos.

Antes mesmo de qualquer resultado, a chefe da delegação tocantinense, Lara Torres Lopes, comemora: “a MS Ginástica Artística foi montada no Tocantins em janeiro deste ano e no primeiro ano de existência nós já conseguimos trazer atletas da categoria infantil para participar desse importante torneio”.

A atleta tocantinense Maitê Coriolano de Oliveira avalia a sua participação e das amigas na competição: “estamos aqui porque nos destacamos e isso é a realização de um sonho! No ano passado a nossa escola nem existia em Palmas. A ginástica é muito importante na formação física das pessoas e a gente espera que mais crianças tenham a oportunidade de praticá-la”. Maitê tem 11 anos e é aluna do 6º ano da Escola Municipal Anne Frank, da rede pública de Palmas. As demais competidoras do Tocantins são alunas de escolas da rede privada.