Alerta laranja cobre quase todo o Tocantins e região Norte — Foto: Divulgação/Inmet

O Tocantins permanece em estado de alerta devido à previsão de chuvas intensas, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Espera-se um acumulado de até 100 milímetros de chuva e ventos fortes nas próximas horas.

O alerta, classificado como nível laranja, abrange quase todo o estado, com exceção de uma parte da região leste. Prevê-se que as condições para chuvas se mantenham até pelo menos às 10h de segunda-feira, 18, com possibilidade de redução na intensidade e aumento das temperaturas no domingo, 17.

Além das chuvas, outro fator de alerta são as descargas elétricas. De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia em municípios do estado, mais de 58 mil raios foram registrados em solo tocantinense em apenas dois dias.

No norte do estado, em Araguaína, a previsão indica chuvas durante todo o fim de semana e segunda-feira, dias 16 a 18. Esperam-se pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura máxima de 31°C e mínima de 24°C.

Os moradores de Gurupi devem estar preparados para pancadas de chuva e muitas nuvens a qualquer momento no sábado, 16. No domingo, há uma tendência de aumento na temperatura, chegando a 33°C, mas a previsão ainda indica chuvas isoladas.

Em Palmas, apesar da presença de muitas nuvens, o calor persistirá, com temperatura máxima de 34°C e mínima de 24°C durante todo o fim de semana. Prevê-se pancadas de chuva no período da tarde e chuvas intensas durante a noite, tanto no sábado, 16, quanto no domingo, 17.