A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou e aprovou a Programação Anual de Saúde (PAS) de 2024, na 299ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/TO). O evento ocorreu na quinta-feira, 07, no Sindicato dos Médicos (SIMED), em Palmas. O Governo do Tocantins pretende investir mais de R$ 2 bilhões em saúde pública em 2024.
Entre os objetivos do PAS 2024 estão fortalecer o sistema estadual de vigilância em saúde; aderir à política nacional de informação e informática em saúde; ordenar a gestão do trabalho e a educação na saúde; ofertar assistência ambulatorial e hospitalar integrada e regionalizada à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as ações da rede de atenção psicossocial e organizar a rede de atenção à saúde materna e infantil.
A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto realizou a apresentação e explicou que, “os recursos previstos para o ano de 2024 correspondem a 8% a mais do previsto para este ano, ou seja, de dois bilhões que serão utilizados para a aplicação de ações que foram definidas como prioridades sanitárias no processo de planejamento das ações de saúde para os próximos quatro anos”.
PAS
Programação Anual de Saúde (PAS) da SES-TO para o ano de 2024 contém as ações anuais que viabilizarão a execução dos objetivos e das metas do primeiro ano de vigência do Plano Estadual de Saúde (PES 2024-2027) e do Plano Plurianual. Estas ações anuais possuem metas físicas, metas orçamentárias e indicadores de orientação da execução e do monitoramento e avaliação dos resultados almejados.
A Programação Anual de Saúde é o instrumento de programação que serve como ferramenta de elaboração do Orçamento da Saúde, viabilizando inclusive a elaboração do Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD), que é um dos itens da orçamentação. Com esta Programação Anual reforça-se o compromisso com os processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações anuais, dando visibilidade das propostas para a gestão do SUS, viabilizando a manutenção e a melhoria da qualidade da atenção prestada à população.
Dengue
Na ocasião, a gerente estadual de Vigilância das Arboviroses, Cristiane Bueno, fez um alerta sobre a reintrodução do sorotipo 3 da dengue. “Sofremos uma epidemia de dengue em 2022 no Tocantins com mais de 45 mil casos notificados e nos estamos com risco eminente de sofrermos mais uma epidemia provocada agora pela dengue tipo 3. Nossa preocupação é que esse tipo de dengue não circula no país desde 2008, então temos que cuidar principalmente dos grupos de riscos, que são as gestantes, idosos e crianças que ainda não foram expostos a esse sorotipo. Todos nós já sabemos os cuidados que devemos tomar em nossas casas para evitar a proliferação da dengue”.
Fonte- Ascom SES-TO