Conferência Regional do Jalapão será realizada em Ponte Alta, nesta sexta.

 

 

O Tocantins dá início às suas Conferências Intermunicipais de Economia Popular e Solidária, uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Regional Tocantins (SRT/TO), com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas) e do Fórum Estadual de Economia Solidária, e das Prefeituras que irão sediar os eventos.

 

A primeira conferência da Regional do Jalapão será realizada nesta sexta-feira, 25, na cidade de Ponte Alta, no auditório do Fórum da cidade. A conferência será uma oportunidade para debater a realidade dos empreendimentos econômicos solidários, suas organizações, o apoio institucional de que necessitam, as potencialidades e os desafios, além da troca de experiência e vivências de trabalhos associativistas e cooperativistas dos saberes e fazeres dentro do território.

 

“Há 10 anos não se fazia as conferências da economia popular e solidária, e o Tocantins se prepara para ter uma boa representação na Conferência Nacional, que será realizada em abril do ano que vem, em Brasília. A economia popular e solidária está presente nas nossas vidas por meio do trabalho de um artesão, em muitos produtos vendidos nas feiras, nas atividades de catadores e outros. A prática da economia solidária pressupõe a autogestão, o associativismo e cooperativismo, a sustentabilidade e a solidariedade. É uma política pública que tem amplo espaço para crescer no nosso estado e que está sendo retomada com força pelo Governo Federal, e aqui no Tocantins temo encontrado apoio onde temos buscado”, explicou o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Tocantins, Jálson Jácomo do Couto.

 

Dinâmica da conferência

 

Conforme regulamento da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), após a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência, os participantes serão divididos nos grupos temáticos: Empreendimentos Econômicos Solidários, Poder Público e Entidades de Apoio e Fomento. Cada grupo vai discutir a realidade atual da economia popular e solidária e elaborar propostas que serão apresentadas na plenária e levadas para a conferência estadual, que será realizada no dia 22 de novembro, em Palmas.

 

A 4ª CONAES é coordenada pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Cronograma das conferências no Tocantins

 

25 de outubro – Conferência Intermunicipal de Ponte Alta

 

29 de outubro – Conferência Intermunicipal de Porto Nacional Conferência

 

31 de outubro – Conferência Intermunicipal de Araguatins

 

22 de novembro – Conferência Intermunicipal de Marianópolis

 

22 de novembro – Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária

 

Serviço

 

Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária – Regional do Jalapão

 

Ponte Alta do Tocantins

 

Data – 25 de outubro de 2024

 

Local – Auditório do Fórum da Comarca de Ponte Alta

 

Horário – 8h às 18h