O Tocantins recebeu 10 mil doses da vacina pentavalente, na última segunda-feira, 13, e imediatamente, começou a distribuição para todo o Estado. Segundo o Ministério da Saúde a vacina imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater uma bactéria que causa problemas respiratórios. As crianças têm que tomar as doses aos dois, quatro e seis meses de vida.

De acordo com o MS, no ano passado, o abastecimento das doses estava parcialmente suspenso em virtude da reprovação de alguns lotes que não passaram no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A gerente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Elaine Dias, explicou que existem dois polos de distribuição no Tocantins, um em Palmas e outro em Araguaína para facilitar a logística e rapidez na entrega aos municípios das regiões da Saúde.

Ela ressaltou que, “ainda este mês vamos receber mais 11 mil doses. Como a nossa demanda normal é, em média, sete mil doses, acreditamos que até o mês de março o abastecimento estará totalmente normalizado”. E garantiu, “não há perigo de novo desabastecimento porque Ministério da Saúde já confirmou estoque da pentavalente para todo o ano de 2020”.

fonte:Secretaria da saúde