O Tocantins ganha cada vez mais destaque no cenário nacional como um dos estados mais eficientes para abrir uma empresa no Brasil. De acordo com dados fornecidos pelo Governo Federal referentes ao mês de agosto, o estado ocupa agora a quarta posição no ranking de agilidade no processo de registro de empresas, sendo o mais rápido entre todas as unidades federativas da região Norte.

Para alcançar este resultado, o desempenho da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) foi fundamental. Agora, a autarquia leva menos de duas horas para concluir o registro de uma empresa, com um tempo médio de 1 hora, 58 minutos e 54 segundos.

De acordo com o ranking, o tempo médio total para abrir uma empresa no Tocantins é de 10 horas, 21 minutos e 13 segundos, levando em consideração os procedimentos junto às prefeituras, Receita Federal e Jucetins.

Avanço

Este feito mostra o avanço da Jucetins nos últimos meses. Em junho deste ano, o órgão levava 3 horas, 11 minutos e 9 segundos para registrar uma empresa. Naquele mês o estado ficou na sexta posição do mesmo ranking. Em apenas dois meses, o Tocantins escalou duas posições.

Para o presidente da Jucetins, Issam Saado, este ranking coloca a Jucetins como um exemplo de eficiência e agilidade no processo de abertura de empresas em todo o Brasil. “O resultado é um indicativo dos esforços contínuos do Governo do Tocantins, que é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, para melhorar o ambiente de negócios no estado”, comemorou o presidente.

“Com uma Jucetins que agora opera em menos de duas horas, os empresários podem economizar tempo e recursos preciosos, estimulando a inovação e o crescimento econômico no estado”, explicou Issam Saado sobre a importância da agilidade para o fomento ao empreendedorismo.

“Para os empreendedores locais e aqueles que desejam estabelecer suas empresas no Tocantins, essa notícia é um sinal positivo de que o estado está comprometido em simplificar os processos burocráticos e acelerar o desenvolvimento dos negócios”, concluiu o presidente.