O Tocantins é o quarto estado mais rápido para abrir empresas, segundo dados do Governo Federal apresentados por meio do portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A conquista é fruto de uma gestão que busca maior desburocratização, segundo o presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal.
“O governador Wanderlei Barbosa não mede esforços para que a Jucetins invista no que for necessário para agilizar a vida do empreendedor com segurança”, explica o presidente.
Sem criar entraves para o empreendedor, o tempo médio de registro total no Estado reduziu de 23 horas e 19 minutos para 18 horas e 44 minutos. Na Junta Comercial do Tocantins, o tempo gasto é ainda menor, leva um total de 7 horas e 3 minutos. Porém, como são somados o tempo do processo de obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a duração dos processos de viabilidade, que são
responsabilidade, respectivamente, da Receita Federal e do município, o tempo total acaba sendo maior. A Jucetins também trabalha com o deferimento automático, uma inovação que permite o empresário sair com o CNPJ em poucos segundos após o protocolo do processo.