A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, enviou material à imprensa na qual lamenta a morte em decorrência da Covid-19 do custodiado da Unidade Penal de Gurupi, M. P. S, 51 anos, nesta segunda-feira, 22.

Segundo a Seciju,  esse o primeiro falecimento de pessoa privada de liberdade pelo novo coronavírus em unidades penais do Estado do Tocantins.

Infelizmente, hoje, tivemos a triste notícia que um preso provisório faleceu em decorrência da Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi”, lamentou o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis.

O preso provisório M. P. S. estava na cela de triagem e no dia 15 deste mês, 13 dias após a entrada na Unidade, apresentou sintomas de covid-19. Diante disso, foi examinado pela médica da Unidade Penal de Gurupi que o encaminhou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde foi testado com resultado negativo, mas devido à baixa saturação ficou internado e aguardando a contraprova do teste de coronavírus que posteriormente deu positivo. Com a piora do quadro de saúde, o preso foi para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 19 e não resistiu à doença falecendo nesta segunda-feira, 22”, explicou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes de Sousa,

 

Veja íntegra enviada à Gazeta do Cerrado:

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, lamenta a morte em decorrência da Covid-19 do custodiado da Unidade Penal de Gurupi, M. P. S, 51 anos, nesta segunda-feira, 22, sendo esse o primeiro falecimento de pessoa privada de liberdade pelo novo coronavírus em unidades penais do Estado do Tocantins.

“Desde o início da pandemia instauramos as mais diversas medidas e protocolos para evitar a contaminação de pessoas privadas de liberdade pelo novo coronavírus, por mais de um ano conseguimos preservar a saúde e a vida da população prisional. Infelizmente, hoje, tivemos a triste notícia que um preso provisório faleceu em decorrência da Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi. Prestamos nossas condolências à família e ressaltamos que continuaremos cumprindo todos os procedimentos para evitar que outras pessoas custodiadas em unidades penais do Estado adoeçam”, lamentou o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes de Sousa, explicou que a pessoa privada de liberdade M. P. S ingressou na Unidade Penal de Gurupi no dia 02 de março como preso provisório em regime fechado, ficando na cela de triagem, que recebe novos presos e tem a finalidade de monitorar por 15 dias o estado de saúde dos ingressantes no sistema, para só após isso ser encaminhado para uma cela dentro do pavilhão.

“O preso provisório M. P. S. estava na cela de triagem e no dia 15 deste mês, 13 dias após a entrada na Unidade, apresentou sintomas de covid-19. Diante disso, foi examinado pela médica da Unidade Penal de Gurupi que o encaminhou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde foi testado com resultado negativo, mas devido à baixa saturação ficou internado e aguardando a contraprova do teste de coronavírus que posteriormente deu positivo. Com a piora do quadro de saúde, o preso foi para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 19 e não resistiu à doença falecendo nesta segunda-feira, 22”, explicou o superintendente.

Orleanes enfatiza que permanecerá com a “Operação Lockdown” que seleciona unidades prisionais específicas para receber novos presos durante o período de Pandemia e continuará executando todas as medidas adotadas pela Seciju para evitar a disseminação do coronavírus entre servidores e pessoas privadas de liberdade e assim não ter mais perdas.

Medidas de prevenção à Covid-19

Entre as medidas de prevenção à Covid-19 está o Plano de Ação com protocolos de limpeza, sanitização e desinfecção do ambiente carcerário; uso obrigatório de máscara pelos custodiados e servidores dentro das unidades; triagem em servidores, prestadores de serviços e representantes do Judiciário que precisem adentrar nas unidades penais, quando autorizados; distribuição periódica e obrigação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e entrega de uniformes e kits de proteção individual para servidores e custodiados; suspensão das visitas presenciais, ocorrendo por meio de televisitas ou videochamadas; suspensão das atividades escolares, de assistência religiosa e de organizações da sociedade civil; suspensão das transferências estaduais e interestaduais dos custodiados; destinação de celas de triagem para os novos presos com a deflagração da II Temporada da Operação Lockdown.

Além do Plano de Ação, há também o Plano de Contenção com ações que contemplam todos os setores da Secretaria e com os seguintes eixos: Logística de Materiais, Atenção à Saúde, Administração Operacionais, Campanha Educativa, Capacitação de Servidores, Jurídico, Recursos Humanos, Operação Lockdown, Dados Estatísticos, Representação de Categorias, Cepema e Sistema de Justiça.

Foto: Seciju – Governo do Tocantins