De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 4 milhões de idosos vivendo sozinhos. Só no Tocantins são mais de 28 mil. Eles fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus e enfrentam dificuldades para realizar tarefas cotidianas em meio a pandemia.

A solução encontrada é recorrer a familiares, amigos e vizinhos, para auxiliar nas tarefas, como por exemplo, ir ao supermercado. “Os meus vizinhos todos já se ofereceram para fazer compra pra mim ou para me ajudarem em casos de emergência”, conta Maria José Ramos de 73 anos.

E para garantir o bem-estar dos acadêmicos nesta fase de isolamento devido ao Covid-19, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – criou o projeto “UMAnizando em tempos de coronavírus”.

Sobre o projeto

O projeto reúne profissionais de diversas áreas, como gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, acadêmicos dos cursos de medicina, nutrição e enfermagem que, por meio de telefonemas e redes sociais, dão suporte aos idosos que estão em isolamento social e ficam à disposição para qualquer necessidade que surgir, como ir ao supermercado e farmácias.

O projeto trabalha em sete eixos, sendo eles: Educação em Saúde: Informação de qualidade; Neto (a) postiço: Posso te ajudar?; Atividade Física em Casa: Mexa-se; Culinária Afetiva: Cozinhar com afeto e alegria; Arte, Cultura e Educação: Cuca Ativa; UMA Cuida: Acolhimento Psicológico e Apoio Social.

O coordenador da UMA, professor doutor Luiz Sinésio Neto, fala que essas ações reforçam o compromisso que a universidade tem com os idosos. “Como primeiro produto deste projeto, fizemos quatro vídeos com dicas de atividades físicas que os acadêmicos podem realizar em casa, de forma prática e segura e, desta forma, sair do sedentarismo. Os vídeos foram elaborados seguindo todos os protocolos necessários”, destacou Neto.

Os vídeos podem ser acessados pelos links:

Apresentação do Projeto UMAnizando

Dicas preparatórias para alongamento

Alongamento

Exercícios físicos

(Com informações do G1)

#SóNaGazeta
#PrevençãoDoCoronavírus
#PromejtoUMAnizando
#UMA
#Idosos