A inauguração do entreposto da Frisia Cooperativa na manhã desta sexta-feira, 24, contou com a presenca de varios politicos e prefeitos. O empreendimento visa armazenar 28 mil toneladas de graos.
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha(PSB) disse que sua missão como gestor é apoiar a iniciativa. ‘ O sonho de consumo de.Palmas é fazer com que o nosso cinturão verde entre no cooperativismo”, disse.
O gestor chegou ate a brincar e disse que esta com inveja do prefeito de Paraíso, cidadr ais proxima do empreendimento. “Estou com uma inveja danada mas ficamos felizes por Paraíso”, frisou.
Amastha porém aproveitou a oportunidade para pedir mais investimentos na logística de acesso aos locais que fazem escoamento da produção. ” A ponte está na frente do Palácio…precisamos já da ponte para fechar o anel viário de maneira que a produção flua. E o mínimo que posso fazer. Não quero atrapalhar, quero ser indutor deste crescimento. Temos totais condições de crescer rapidamente através do agronegocio”, defendeu.
Ele defende a construção de uma nova ponte no km 11 na capital e também a de Porto Nacional.
O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino do PMDB disse que a cooperativa vai atender não só os produtores rurais. ” Almejamos que ano que vem possamos ter até 200 associados para a que o cooperativismo possa facilitar para o nosso produtor rural!, disse. O gestor citou ainda a geração de emprego.
O Tocantins conta atualmente com 131 unidades armazenadoras que atendem apenas 34 municípios que estão mal distribuídas . ” Ainda temos necessidade de 3 milhões de toneladas!”, frisou o secretário da Agricultura, Clemente Barros. O deficit de armazenamento é de 70%.
Segundo o secretário, o Estado perdeu um milhão de toneladas de graos em razão da estiagem .” Mas o governador já decretou estado de emergência e o Estado está dando suporte aos produtores”, disse.
A comissão de Agricultura da Câmara Federal vai discutir as perdas da safra do Estado na próxima semana.
( Confira vídeo com o secretário sobre a falta de armazéns no Estado na página da Gazeta do Cerrado no facebook).