O Tocantins teve o maior aumento do país na quantidade de registros de nascimento entre 2016 e 2017. O crescimento foi de 8,3% entre um ano e outro no estado. Em 2017 foram mais de 25,3 mil crianças registradas como tocantinenses. Em 2016 houve dois mil registros a menos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo diz que este resultado pode ser atribuído a uma melhoria no sistema de registros do estado do que no aumento no número de nascimentos em si. A taxa de fecundidade, que é a quantidade de filhos que cada mulher do estado tem em média, está em 1,93.

Palmas, Araguaína e Gurupi lideram a lista de cidades com mais registros. A pesquisa também mostrou que a quantidade de mães adolescentes diminuiu. Atualmente o grupo de mãos com até 19 anos representa 20,48% do total, o que ainda é considerado pelo IBGE como um grande percentual.

Os dados de casamentos registrados indicam queda de 1,7% no mesmo período no estado. O índice de divórcios se manteve estável e no ano o Tocantins teve 11 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Sete foram de casais masculinos e quatro de casais femininos.

Fonte: G1 Tocantins