Screenshot
Screenshot

Maju Cotrim 

O senador tocantinense e vice presidente do Senado, Eduardo Gomes participa do Fórum de Seguros na França esta semana. Representantes de alto escalão do setor segurador brasileiro e francês estão reunidos em Paris para o 1º Fórum de Seguros Brasil–França. O evento é uma iniciativa inédita promovida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e pela France Assureurs, com apoio institucional da CNP Assurances, e faz parte do calendário oficial dos “Anos Cruzados”, que celebram os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

A proposta do fórum é fomentar a troca de experiências e fortalecer a cooperação bilateral em temas estratégicos como mudanças climáticas, inovação digital, regulação da inteligência artificial, Open Insurance e investimentos em infraestrutura. A programação será composta por três painéis temáticos e uma mesa de debate, reunindo especialistas, autoridades públicas, reguladores e executivos do setor.

O senador participará de um painel no evento no dia 4 de junho com o tema Regulamentação de IA, segurança cibernética e combate à fraude. O debate será sobre a regulação da inteligência artificial (IA) que apresenta tanto oportunidades quanto desafios, à medida que os Estados buscam o equilíbrio entre a inovação e a supervisão ética. 

O Brasil está desenvolvendo seu arcabouço legal para a IA, com foco em proteção de dados, transparência e responsabilidade, alinhando-se à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No entanto, a aplicação da lei continua sendo um desafio devido à fragmentação regulatória e à necessidade de maior investimento em governança de IA. Na França, a regulação da IA é moldada por políticas da União Europeia, incluindo a Lei de IA da UE, que classifica os riscos da IA e impõe exigências rigorosas de conformidade para aplicações de alto risco. 

Embora isso garanta uma aplicação ética da IA, também cria dificuldades de conformidade às empresas.

Reconhecendo a necessidade de regulamentar a IA para garantir a proteção de dados e a prevenção de fraudes, é essencial evitar a criação de uma sobrecarga que possa prejudicar o desenvolvimento de suas aplicações. 

O evento 

A primeira edição do Fórum de Seguros França-Brasil, organizada de forma conjunta pela CNseg e sua contraparte francesa, a France Assureurs, tem por objetivo promover o setor de seguros e explorar as possibilidades de cooperação bilateral, particularmente em torno de temas como os efeitos econômicos e sociais da transição climática, vocação tecnológica do mercado de seguros e oportunidades em projetos de infraestrutura no Brasil.

O Fórum conta com o selo concedido pelo Instituto Guimarães Rosa, órgão do Ministério das Relações Exteriores, no contexto das celebrações pelos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. O selo é um dos símbolos que marca o chamado “ano cruzado”, em que os dois países alternam a realização de uma série de eventos empresariais e culturais em seus respectivos territórios.