Maju Cotrim
Vinte deputados estaduais se reuniram para começar a discutir a construção de uma pré candidatura de Amélio Cayres ao governo. Os deputados se colocaram á disposição para ajudar a construir o projeto. Muitos se colocaram como “soldados” . Todos discursaram e elogiaram Amélio mas defenderam também conciliação no grupo e construção coletiva.
Alguns deputados colocaram que não é uma candidatura da Assembleia contra Brasília e sim uma “construção”. Na reunião isso foi dito várias vezes, segundo a Gazeta apurou. “Não é uma candidatura da Assembleia contra Brasília ou vice versa”, disse.
O presidente falou da importância do trabalho do deputado federal Alexandre Guimarães, do senador Eduardo Gomes que também recebeu referências positivas dos presentes e também do Vicentinho Júnior. Segundo ele não tem como tem construir um projeto sem discutir com eles e construir um projeto conjunto. Os demais membros da bancada também foram citados como aliados importantes. Amélio chegou a dizer que na casa do irmão prefeito Antonio do Bar tanto Vicentinho quanto Eduardo Gomes dormem lá e que a proximidade é grande entre eles por parte da família e aliados do Bico. “Não tem como construir um projeto sem eles “, disse.
Outro ponto falado também foi sobre a senadora Professora Dorinha. Amélio a elogiou além de destacar que os aliados municipais dele também apoiam o trabalho da senadora e estiveram com ela desde 2022. “não tem como também construir uma candidatura sem ela”, chegou a dizer. Amélio chegou a dizer que foi um dos incentivadores da candidatura dela para o Senado e que também ajudou na construção em torno de Big Jow, que é do UB, na ATM.
Segundo ele, Jair Farias também é importante na união para construção de um projeto conjunto no Bico.
Amélio disse que vai construir com todos do grupo e quem tiver viabilidade virará o candidato. “Há espaços para todos”, disse. Em outro momento ele disse que continua com a mesma posição de ser soldado: pra ser candidato a governador ou até mesmo pra balançar a bandeira pra quem for.
Ele afirmou que vai dialogar agora com todos os prefeitos de todas as cidades e demais líderes inclusive Eduardo Siqueira que ele e a família foram aliados desde a antiga união do Tocantins, segundo citou.
Dentre os 20 deputados estavam inclusive os tucanos Júnior Geo e Eduardo Mantoan.
Só não estiveram presentes Janad Valcari, Jair Farias, Gutierres Torquato e Nilton Franco.