Screenshot
Screenshot

Após um dia de alta tensão e expectativa em todo o Tocantins, o Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter o governador Wanderlei Barbosa no cargo. Além do relator, ministro Nunes Marques, os ministros André Mendonça e Luiz Fux votaram a favor da continuidade de Wanderlei à frente do Executivo estadual, consolidando uma vitória jurídica decisiva para o governo.

O governador comemorou ao lado da primeira dama, Karynne Sotero e das deputadas Claudia Lelis e Vanda Monteiro. Ele fez ligação em vídeo com vários outros deputados e agradeceu o apoio. “Obrigado a todos… graças a Deus e ás orações do povo tocantinense”, agradeceu Wanderlei. Ele está em Brasília ao lado de vários aliados. Por telefone ele falou com Amélio Cayres e vários outros deputados. Ele tem maioria dos deputados na Casa de Leis. 

Ele citou ainda os aliados federais como o senador Eduardo Gomes, a senadora Professora Dorinha e os deputados federais aliados.

A movimentação no STF repercutiu imediatamente no tabuleiro político tocantinense, que volta a se reorganizar diante desse novo cenário. Wanderlei estava afastado há três meses por decisão anterior, e agora, com a maioria garantida na Suprema Corte, seu retorno passa a adquirir novos contornos políticos, administrativos e estratégicos.