
A Covid-19 tirou de cena uma das maiores estrelas do humor que o Brasil já conheceu. O ator Paulo Gustavo, de 42 anos, morreu na noite dessa terça-feira, 04. O criador de Dona Hermínia e de outros personagens inesquecíveis no teatro, na TV e no cinema, estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
No Tocantins e em todo o Brasil, a morte do humorista abalou a todos e repercutiu nas redes sociais. Paulo conseguiu entrar na casa de todos os brasileiros. Políticos, artistas e agentes culturais também lamentaram a partido do ator.
https://twitter.com/cinthiacribeiro/status/1389743949254901760?s=21
https://twitter.com/paulovieirareal/status/1389750527362228225?s=21
Nosso Paulo Gustavo sempre fez os filhos gargalharem junto com as mães.
Hoje, nos faz chorar…
Descanse em paz, Paulo Gustavo!
Muita força aos familiares e admiradores.#rippaulogustavo #mandatopopular #CélioMoura #equipe pic.twitter.com/WIY6Q1ZYZv— Célio Moura (@CelioMouraTO) May 5, 2021
Minha esposa chorando, filhos tristes… tristeza com a partida precoce do ator Paulo Gustavo.
Retrata a COVID devastando a humanidade.— Jorge Frederico (@JorgeFrederico2) May 5, 2021
Paulo Gustavo com seu quadro maravilhoso do Senhora dos Absurdos já comentou sobre o Tocantins 2 vezes. pic.twitter.com/lKsOlhx6p8
— Gustavo Somera (@gustavo_somera) May 5, 2021
https://twitter.com/liciamaracaipe/status/1389761750824804356?s=21
Eu tinha fé na cura do @PauloGustavo31. Acreditava mesmo que Deus iria fazer um milagre. Infelizmente, por motivos que fogem a nossa compreensão, o milagre não aconteceu. Paulo lutou bravamente. Como fazem os grandes campeões. Hoje, descansou. O Brasil está de luto e menos feliz.
— Daniel Lélis ⚡ (@dannlelis) May 5, 2021
https://twitter.com/viniciusaraujow/status/1389751602664325124?s=21
Que dor, meu Deus.
Vc é inesquecível e sempre estará no coração de todos, Paulo ❤️ https://t.co/SiaBkltWpV
— crossfiteiro da shopee (@BrenerRDN) May 5, 2021
Te abraçamos com o coração e agradecemos por nos trazer risos intensos em meio a tanta desesperança. #PauloGustavoEtermo pic.twitter.com/2COhUdFUHJ
— Amiga do Capitão Abelha (@DrycaBorges) May 5, 2021
O quadro de saúde de Paulo Gustavo piorou na noite de domingo, 02, quando sofreu uma embolia pulmonar. Antes, ele vinha apresentando melhoras significativas – chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e a interagir com médicos e com o marido, Thales Bretas.
Nessa terça, um novo boletim informou que o ator estava com quadro irreversível, mas mantinha os sinais vitais. Às 21h12, no entanto, foi constatada a morte do ator.
Com um estilo de humor acessível, baseado em cenas familiares e cotidianas, Paulo Gustavo conquistou o Brasil e teve uma trajetória de enorme sucesso, em produções como o campeão de bilheteria “Minha mãe é uma peça: O filme” (2013), que rendeu duas continuações. Lançado em 2019, o longa mais recente da triologia se tornou a comédia com maior público da história do cinema nacional.
Paulo Gustavo deixa o marido, Thales, e dois filhos pequenos, Gael e Romeu, além do pai, Júlio Marcos, da irmã, Juliana Amaral, e da mãe, Déa Lúcia Amaral, que inspirou a criação de Dona Hermínia.
Durante os mais de 50 dias de internação do ator, a família compartilhou o dia a dia do tratamento e fez pedidos de oração.

Perfil
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói em 30 de outubro de 1978 e estudou teatro na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio, na mesma turma de Fábio Porchat.
A primeira peça da qual participou foi “O surto”, em que dividia a direção com Fernando Caruso, em 2004. Foi no espetáculo que apresentou pela primeira vez a personagem Dona Hermínia, que marcaria sua carreira para sempre.
A mãe superprotetora e hilária ganhou peça própria em 2006 e chegou ao cinema sete anos depois.
Recorde de bilheteria
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/z/P/AO5ahpQnSLoauQtBkexg/assets-fotos-875-fim-de-ano-na-globo-uma-programacao-com-diversao-emocao-e-entretenimento-para-todos-83456b877384.jpg)
Paulo Gustavo caracterizado de Dona Hermínia — Foto: Globo/Victor Pollak
Somados, os três filmes de “Minha mãe é uma peça” venderam mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020.
O terceiro filme teve a maior arrecadação da história do cinema brasileiro, com R$ 182 milhões de bilheteria.
Além do sucesso de Dona Hermínia, o ator se destacou pelos filmes “Minha vida em Marte” (2018) e “Os homens são de Marte… e é para lá que eu vou” (2014), nos quais contracenou com a atriz e amiga Mônica Martelli. Ele interpretou o personagem Aníbal em ambas as comédias.
Carreira na TV
Na TV, Paulo apresentou em 2011 o programa “220 Volts”, do Multishow. Dois anos depois, no mesmo canal, ele passou integrar o elenco da sitcom “Vai que cola”, vivendo o malandro Valdomiro Lacerda. O personagem foi um sucesso também na adaptação para o cinema, em 2015.
Ainda no Multishow, o ator protagonizou, ao lado de Katiuscia Canoro, a série “A vila”. Na produção, ele interpretou o ex-palhaço Rique.
Ele também foi o apresentador de várias edições do Prêmio Multishow.
Família
Paulo Gustavo se casou com o médico Thales Bretas em 2015. Após um processo de barriga de aluguel feito nos Estados Unidos, eles se tornaram pais de Romeu e Gael, de 1 ano de idade.
Apesar de a personagem mais famosa de Paulo Gustavo, Dona Hermínia, não ser biográfica, ela foi muito inspirada em Déa Lúcia Amaral, mãe do ator.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/R/d/CZ1iGURhyABYOKQgSQDg/paulo-gustavo-e-thales.jpg)
Paulo Gustavo com o marido, Thales Bretas, em foto de arquivo — Foto: Reprodução/Instagram/@thalesbretas
Em entrevista ao programa “Mais Você”, Paulo chegou a falar, com seu jeito bem-humorado, que a mãe só queria saber dos netos.
“Mamãe começou o VT falando que enlouqueceu sendo avó, como se ela já não fosse louca né? Ela fica do lado de Thales, prefere ser avó do que ser mãe”, brincou o ator.
Como forma de retribuir toda a contribuição da mãe para sua carreira, Paulo Gustavo Gustavo criou a peça “Filho da mãe”, na qual dividia o palco com Dona Déa para cantar e contar histórias.