Maju Cotrim
O lançamento oficial da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) aconteceu na manhã desta segunda-feira, 31, no Palácio. O auditório está lotado.
O evento reúne o governador Wanderlei Barbosa, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, o senador Eduardo Gomes, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além de vários deputados estaduais e federais. A senadora Dorinha é representada pela chefe de gabinete, Juscilene Borba.
O governador Wanderlei Barbosa falou aos presentes e agradeceu a presença de todos e disse que quer que a feira seja cada vez mais forte. “O agro negócio é fundamental para o crescimento da economia do Brasil”, disse. Ele projeta um crescimento de 20% este ano. “Estamos no caminho certo”, disse.
“Temos que fazer o crescimento econômico de forma sustentável”, defendeu.
Wanderlei falou ainda da importância da doação de cestas e da solidariedade através de campanha feita pela primeira dama, Karynne Sotero.
O governador falou da importância dos prefeitos e da representação dos municípios. “Temos que pensar numa Agrotins forte, quero o empenho de todo o governo, todos ajudarem o Café [secretário Jaime Cafe] a fazer a maior feira que o Estado já teve”, disse.
Shows
A feira terá shows de Bruno e Marrone e Limão com Mel na Praça dos Girassóis.
Pavimentação
O governador falou ainda do trecho de Pavimentação da Rodovia Estadual na TO-010. Ele disse que dará ordem de serviço para a obra, mesmo com a demora nos estudos por parte dos órgãos federais. Serão 7 km de asfalto em terras de reserva indígena, que vão contemplar 116 aldeias do povo Xerente, distribuídas nas terras indígenas Xerente e Funil.
“Não é possível que vou passar em toda região do Maranhão com aldeias dos dois lados e tem asfalto e aqui no Tocantins não conseguirmos fazer um asfalto em 7 km. É um absurdo não conseguirmos licenciar porque a Funai não permite”, sues.
“São eles que paralisam o desenvolvimento do Estado da mesma forma que não fizeram o aterro da ponte de Xambioá e deixaram uma ponte cair, isso agride o nosso sentimento, isso maltrata”, disse.
Ele pediu ajuda da bancada para intermediar essas questões junto ao governo federal.
Estradas
O governador falou sobre a questão das estradas do Bico e da necessidade dos trechos impactados. “Agora é que estão entrando com o primeiro material”, disse o governador sobre a falta de apoio do governo federal.
“A reclamação nossa obedece um critério de coerência, quem não cuidou da ponte não foi o governo do Estado, o prejuízo o que estamos levando, além das vidas perdidas, está na malha asfáltica da região inteira”, disse.
“Continuo pedindo suporte e apoio à bancada que tem proximidade com o governo para que possamos entrar de vez nessa parceria. Vamos ficar ali ajudando”, afirmou.
O evento
Com o tema AgroEvolução, a Agrotins 25 anos reforça o papel da inovação, da tecnologia e da modernização na agropecuária tocantinense, celebrando 25 anos de avanços e oportunidades. A feira, que ocorre de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, reunirá expositores, especialistas e produtores rurais em um ambiente de negócios, conhecimento e desenvolvimento do setor.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!