Ao som de novo jingle, Laurez faz discurso emocionado ao sancionar PCCR, alfineta sobre gastos e os que “tentam atrapalhar” e fala em “página virada”

Maju Cotrim

O governador em exercício, Laurez Moreira se reúne com profissionais da rede estadual de ensino para tratar do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação nesta quinta-feira, 27. O evento reuniu, além de servidores, vários políticos.

Acompanharam o governador em exercício os deputados federais Vicentinho Júnior, Tiago Dimas e Antônio Andrade. De estadual, apenas Júnior Geo presente.

O governador Laurez Moreira disse que está mudando a realidade do Estado. “Para mim é um dia de muita alegria em saber que em pouco mais de 70 dias temos boas notícias para o Tocantins e para todos os habitantes do Estado”, disse. Ele desceu do palanque e fez sua fala embaixo.

Ele fez uma fala abordando os cortes de despesas, deu alfinetadas e comemorou a sanção do novo PCCR.

“Estamos gastando 66% a menos com transporte aéreo”, disse. “Esse Tocantins tem uma capacidade enorme e o que quero ver é um Tocantins diferente, não quero ver nenhuma escola nenhuma sala de aula sem ar condicionado”, pontuou.

Ele defendeu melhoria das estruturas na escolas e voltou a alfinetar a gestão anterior. “Graças a Deus essa página viramos”, afirmou ao citar gastos da administração anterior com transporte aéreo.

Sobre a educação, ele se emocionou e disse que não quer que as crianças passem pelo que ele passou. “Ninguém tem o direito de jogar fora o dinheiro que é das pessoas do Tocantins”, disse.

Ele falou ainda das dívidas em aberto na saúde. “Serviços muitas vezes acima do valor de mercado”, acusou.

Energisa

“Quando assumimos já estava sendo vendido 23% do patrimônio na Energisa e mais de R$ 70 milhões estava sendo jogado fora”, citou.

Alfinetada 2

“Tem muitos deputados que ajudam igual Junior Geo mas tem outros que tentam atrapalhar também mas vamos continuar fazendo o que é o bom para o Tocantins”, disse.

Toinho

O deputado Toinho Andrade disse que Laurez está fazendo uma história bonita. “Desde 2015 os professores esperam”, disse.

“Só faz gestão pública quem tem coragem de fazer”, disse. Ele fez vários elogios a Laurez. “Não é fácil esperar 10 anos por um direito adquirido” , disse.

Tiago Dimas

O deputado Tiago Dimas também enalteceu o atual momento para a educação.

A sanção do novo PCCR é considerado um momento histórico para a educação. Representantes do Sintet também presentes. O presidente José Roque falou á Gazeta que o plano representa avanços aguardados há anos pela categoria.

O novo PCCR

O novo PCCR atualiza o quadro de vencimentos e torna mais clara a estrutura das carreiras dos educadores, unificando e organizando a tabela conforme a titulação dos profissionais. O plano beneficia 8.285 professores concursados da rede estadual, sendo 3.685 em estágio probatório e 4,6 mil efetivos estabilizados, além de 6.533 servidores inativos aposentados por paridade.