
Na madrugada desta terça-feira (14), 27 municípios do Tocantins tiveram o fornecimento de energia interrompido por quatro minutos, em decorrência de um apagão que afetou pelo menos outros 13 estados. Segundo a Energisa, um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN) comprometeu o suprimento de eletricidade.
As cidades afetadas foram: Aliança, Dueré, Crixás, Cariri, Peixe, São Valério, Alvorada, Talismã, Araguaçu, Jaú, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo, Axixá do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, Buriti, São Sebastião, Esperantina e Araguatins.
De acordo com a concessionária, a interrupção ocorreu para garantir a segurança do sistema elétrico, seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O horário exato do apagão não foi informado. O fornecimento foi normalizado a todos os clientes afetados após quatro minutos.
Causa do apagão
O governo federal informou que o incidente foi provocado por um incêndio em uma subestação no Paraná. Mais cedo, outras companhias de energia relataram uma interferência no SIN. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
Em nota, o ONS confirmou que a falha no SIN interrompeu cerca de 10.000 MW de carga. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, informou o órgão.
Íntegra de nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que nesta terça-feira, 14 de outubro, às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC- Esquema Regional de Alívio de Carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.
Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação – RAP até sexta-feira, 17/10.
Fonte: g1 Tocantins