
Após a suspeita de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas nas últimas semanas, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) apresentou, no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins, um requerimento aos órgãos de controle Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) e Procon Tocantins solicitando a intensificação da fiscalização sobre a comercialização e produção de bebidas alcoólicas em todo o Estado.
Poucos dias após o pedido, o Procon Tocantins realizou, no dia 23 de outubro, a operação “De Olho no Copo – Dia D”, com o objetivo de reforçar a fiscalização do comércio de bebidas alcoólicas em todo o Estado.
A ação ocorreu simultaneamente em nove municípios tocantinenses Palmas, Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis. A operação teve como foco lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas, verificando o cumprimento das normas sanitárias e consumeristas.
O deputado Jorge Frederico destacou que a intensificação das fiscalizações é uma ação preventiva essencial para evitar tragédias como as registradas em outros estados, onde bebidas adulteradas com metanol causaram intoxicações e mortes. “Fico satisfeito em ver o rápido atendimento ao nosso pedido. A fiscalização rigorosa protege vidas e garante que o consumidor tenha segurança no que consome. Essa atuação integrada dos órgãos é fundamental para coibir a venda de produtos ilegais e preservar a saúde da população”, afirmou o parlamentar.