
A ponte sobre o rio Araguaia, que liga os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), será inaugurada nesta terça-feira (18). Com investimento final de mais de R$ 230 milhões, a estrutura tem extensão de 1.724 metros, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Até a conclusão, a obra enfrentou problemas judiciais que causaram longa espera para conclusão e pelo menos R$ 100 milhões a mais no orçamento.
Devem participar da inauguração o governador em exercício Laurez Moreira (PSD), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autoridades e políticos locais. O evento promete muitas repercussões políticas.
A travessia entre os dois estados faz parte da BR-153 e deveria ter sido entregue no início de 2025. Entretanto, a entrega da estrutura à população dependia da conclusão dos acessos. Segundo o DNIT, para construção dos aterros seria preciso fazer a desapropriação de imóveis na região.
O contrato para a obra da ponte foi assinado em 2017, no governo de Michel Temer (MDB). A primeira previsão para o início da construção era 2018, com estimativa de três anos para a entrega. Mas a obra foi alvo de disputa judicial e a ordem de serviço só foi assinada pelo DNIT em 2020.
O valor da construção também sofreu alterações ao longo dos anos. Quando anunciada pelo governo Temer, a obra estava orçada em R$ 132 milhões. Quase três anos depois, a ordem de serviço previa o valor de R$ 157 milhões. Por último, segundo o DNIT, os valores poderiam ultrapassar R$ 232,8 milhões.
A ponte
A ponte tem 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. O Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone foi o responsável pela construção.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, os acessos à ponte sobre o Rio Araguaia têm extensão de 2.010 metros, sendo 310 metros no lado do Pará e 1.700 metros no lado do Tocantins.
Os acessos foram feitos com plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,50 metro de largura para cada lado. Esses acessos também contam com a implantação de vias marginais à rodovia.