
Marcos Vinicius Oliveira Rodrigues foi nomeado pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), nesta quinta-feira (13) como novo superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. A função estava vaga desde segunda-feira (10), quando Zeroildes Miranda pediu exoneração após se envolver em uma polêmica envolvendo o uso de uma caminhonete oficial do governo.
A servidora decidiu deixar o cargo depois que seu filho, Hans Gutemberg, publicou vídeos nas redes sociais exibindo o veículo público e dirigindo acima do limite de velocidade. Em contato por telefone, Zeroildes afirmou que não concordou com a atitude do filho e, por isso, optou por entregar o posto.
Marcos Vinicius Oliveira é servidor efetivo do Estado desde 2017, atuando como agente de Segurança Socioeducativo. Desde 2023, exercia o cargo de diretor do Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul.
Polêmica envolvendo a caminhonete
Hans Gutemberg postou três vídeos nos stories do Instagram na tarde de sábado (8). Nas gravações, aparece destravando a caminhonete oficial com a chave, mostrando o interior do veículo — inclusive um prato com sobremesa — e, em seguida, conduzindo o automóvel em alta velocidade.
As imagens mostram o velocímetro marcando entre 60 km/h e 78 km/h em um trecho da Avenida Taquaruçu, em Taquaralto (Palmas), onde o limite permitido é de 40 km/h. A via é residencial, com faixas de pedestres e uma praça.
A caminhonete, um modelo de luxo pertencente à frota da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), integra o lote de seis veículos zero quilômetro incorporados em 1º de setembro deste ano. O automóvel, de placa TVB0D33, era destinado exclusivamente às atividades da Superintendência de Direitos da Criança e do Adolescente.
Após a repercussão dos vídeos, a Seciju informou que abriu apuração sobre o uso indevido do veículo oficial e reforçou seu compromisso com a legalidade, transparência e correta aplicação dos bens públicos.