Apostar no mercado de franquias é uma das alternativas de empreendedorismo


Se em 2016, os brasileiros amargaram as consequências da recessão econômica e financeira, o novo ano pode, sim, ser a chance do recomeço.

or isso, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios divulgou uma lista de formatos e setores que devem ter destaque no franchising em 2017.

Entre os destaques da lista, especialistas apontam formatos de loja menores e vendas porta a porta como algumas promessas de sucesso profissional: reparos de automóveis, celulares, além de produtos para o bem-estar e ideias voltadas à terceira idade. Confira, a seguir, algumas tendências para franquias no Brasil em 2017:

1. Economia criativa

  • Atividades artísticas e de entretenimento estão entre as principais apostas de franquias: academias de balé, parques de diversões e galerias de arte são alguns exemplos.

2. Modelos enxutos

  •  Com a atual crise econômica, uma das grandes consequências foi a adaptação de grandes redes aos formatos menores de loja. Conseguiram, assim, atrair empreendedores com menor poder de investimento. Antes de se decidir por uma marca, no entanto, o candidato precisa avaliar se o formato em questão já foi testado pela franqueadora.

3. Venda direta

  • O modelo de venda porta a porta gerenciado pelo franqueado, como o que foi adotado por O Boticário, deve ganhar espaço no ano que vem. Os candidatos que queiram investir numa marca com venda direta devem ficar atentos às maneiras como a empresa franqueadora inclui os donos das unidades na gestão do canal e no faturamento que vem dele.

4 – Reparos de bens usados

  • “Quando os consumidores têm menos dinheiro para comprar itens novos, o conserto de produtos usados ganha força”. Entram aí as franquias de reparos em roupas e em telefones celulares, além da manutenção em veículos.

7. Bem-estar em todos os setores

  • Os negócios que remetem a uma vida mais saudável estão crescendo no franchising. “Redes de cosméticos e de tratamentos estéticos, corporais e dentários são tendência, assim como restaurantes de que servem comidas saudáveis”, afirma Tieghi.

8. A força da terceira idade

  • O envelhecimento da população traz oportunidades para franquias que atendam ao público maduro de várias formas. Lojas de roupas mais fáceis de vestir, academias de ginástica e redes de cuidadores são alguns dos conceitos que embarcam no crescimento desse público. Confira outras tendências do mercado para 2017 no site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. 

Foto Marco Jacob 2023
Marco Jacob

Diretor Geral, COO, CFO e Colunista.

Marco Aurélio Jacob cursou Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UP - Curitiba), especializado em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR e Cultura e Antropologia pela UFT. Produtor Cultural, atuou como professor universitário e tem publicações no Brasil e no exterior. Atua nas áreas de Web, Cinema, Rádio e Televisão.

Marco Aurélio Jacob cursou Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UP - Curitiba), especializado em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR e Cultura e Antropologia pela UFT. Produtor Cultural, atuou como professor universitário e tem publicações no Brasil e no exterior. Atua nas áreas de Web, Cinema, Rádio e Televisão.