Associação repudia ataques virtuais a veículos de comunicação do Tocantins

A Associação dos Veículos de Comunicação do Estado do Tocantins (AVECOM) repudiou por nota os ataques rasteiros e covardes a sites de notícia.

Os ataques tem sido feitos por militantes digitais em grupos tentando atacar a credibilidade dos jornais online. O site Diario Tocantinense de Colinas e Atitude Tocantins de Gurupi foram alvos destes ataques. São comentários, ataques com inverdades e tentativa de macular a imagem dos veículos.

“Estou indo à Justiça Federal e ao ministério Público Eleitoral apresentar as denúncias”, disse o proprietário do Atitude Tocantins, jornalista Silas que reuniu prints e provas para a denúncia.

A Gazeta se solidariza com os sites atacados e lamenta essa postura por parte dos militantes digitais que agem em desrespeito ao jornalismo profissional.

Veja a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Veículos de Comunicação do Estado do Tocantins (AVECOM) repudia com veemência os ataques rasteiros e covardes que vêm ocorrendo neste período eleitoral, em especial àqueles desferidos contra o Portal Atitude, de Gurupi e o Portal Diário Tocantinense, de Colinas, que nos últimos dias têm sido vítimas de ataques coordenados por militantes digitais de grupos políticos avessos à liberdade de expressão e de opinião que disputam as eleições deste ano.

A AVECOM se solidariza com os veículos, seus proprietários e colaboradores e já recomendou que procurem as autoridades para oferecer denúncia contra os ataques visando a culpabilização dos autores das tentativas de intimidação.

Avecom – Associação dos Veículos de Comunicação do Estado do Tocantins

Nota Sindicato dos Jornalistas do Tocantins

O Sindicato dos Jornalistas do Tocantins combate veementemente o ataque a jornalistas no exercício da profissão, em especial, os últimos casos envolvendo o período de campanha eleitoral na Capital e nas cidades do interior do Estado.

Ressaltamos que as divergências de opinião não devem ultrapassar os limites do respeito e da cordialidade, e, todas as questões podem e devem ser levadas a órgãos de controle e fiscalização quando qualquer uma das partes se sentir prejudicada ou ofendida.

O jornalismo deve ser imparcial, sem partido ou preferências e trabalha com o intuito de informar a população. Os jornalistas, não se renderam aos ataques e todos os excessos serão encaminhados para as providências devidas.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins