Estrutura conecta Tocantins e Pará e faz parte do corredor logístico da BR-153 — Foto: Divulgação/DNIT
Estrutura conecta Tocantins e Pará e faz parte do corredor logístico da BR-153 — Foto: Divulgação/DNIT

Os acessos à ponte sobre o Rio Araguaia, que liga os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) começaram a serem construídos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura principal da ponte, avaliada em mais de R$ 200 milhões, estava concluída desde o início de 2025, mas ainda não podia ser utilizada devido à ausência dos acessos.

De acordo com o DNIT, a conclusão dos aterros de encabeçamento e a ligação da ponte à rodovia dependiam da desapropriação de imóveis na região. A expectativa é que o tráfego na ponte seja liberado até dezembro de 2025.

Além dos acessos, o projeto prevê obras complementares, como ruas marginais nos dois municípios e um contorno viário em Xambioá, com o objetivo de melhorar o fluxo urbano e aumentar a segurança viária.

Atualmente, o DNIT realiza a execução dos aterros de encabeçamento, terraplenagem, instalação de colchão drenante e gabião. Até o momento, 52,10% da terraplenagem, 65,70% do colchão drenante e 25,54% do gabião foram concluídos. Também foi finalizado o bueiro celular de 2,50 x 2,50 metros.

Os acessos terão 2.010 metros de extensão, sendo 310 metros no lado do Pará e 1.700 metros no lado do Tocantins, com investimento federal de R$ 28 milhões, por meio do Novo PAC.

Segundo Luiz Antônio Garcia, superintendente regional do DNIT no Tocantins, a ponte tem papel estratégico no escoamento da produção e na integração entre os dois estados. A estrutura integra o corredor logístico da BR-153, devendo reduzir custos de transporte e fortalecer a competitividade da região Norte.

Sobre a obra

A ponte terá 1.724 metros de extensão e deve beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas. A construção está a cargo do Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone.

Até julho de 2025, a ponte, avaliada em R$ 204,2 milhões, estava 95% concluída, dependendo apenas dos acessos. A etapa final deve receber investimento de aproximadamente R$ 28,6 milhões.

O contrato para a obra foi assinado em 2017, durante o governo Temer, com previsão inicial de início em 2018 e prazo de três anos para conclusão. No entanto, disputas judiciais atrasaram o início efetivo, e a ordem de serviço só foi assinada pelo DNIT em 2020.

O custo da obra também sofreu alterações ao longo dos anos: inicialmente orçada em R$ 132 milhões, a ordem de serviço de 2020 previa R$ 157 milhões. Hoje, segundo o DNIT, os valores combinados da ponte e dos acessos devem ultrapassar R$ 232,8 milhões.

Fonte: g1 Tocantins