ATM articula com ministro sobre restabelecimento dos valores integrais  do FUNDEB na base de cálculo do duodécimo das Câmaras de Vereadores

 do FUNDEB na base de cálculo do duodécimo das Câmaras de Vereadores

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Cristalândia, Big Jow, se reuniu nesta quinta-feira, 11, em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana, para apresentar a preocupação dos prefeitos do Tocantins sobre o restabelecimento dos valores integrais do FUNDEB na base de cálculo do duodécimo repassado às Câmaras de Vereadores. O presidente da ATM buscou apoio do ministro na construção de uma solução conjunta entre diversos atores para reverter essa medida. 

Participaram da reunião o vice-presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além das equipes jurídicas do ministério e da ATM. 

O presidente da ATM classificou a reunião como produtiva e disse que buscou a sensibilização das autoridades sobre a questão, que vem atingindo municípios do Tocantins e também de Minas Gerais. “Sabemos que há um imbróglio jurídico nesse tema, no qual a segunda instância do judiciário tocantinense concedeu decisão favorável aos legislativos municipais, sem considerar e observar decisão estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal, que se deve considerar apenas os valores que o Município passa para composição do FUNDEB, e não as demais fontes, como por exemplo, a complementação da União”, disse.

Durante o diálogo, Big Jow complementou ainda que o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, em consulta realizada à Corte em 2023, acompanhou o entendimento do STF, ou seja, de que os recursos originados de tributos municipais devem integrar a base do duodécimo uma única vez, desconsiderando as complementações e os rendimentos do fundo, na forma do artigo 29-A da Constituição Federal.

O ministro Camilo acolheu a preocupação e justificativas do presidente da ATM, e se colocou à disposição da entidade para colaborar. A ATM buscará medidas em âmbito administrativo e judicial para tentar reverter a situação.