
Dezenas de agentes municipais da região do Vale do Araguaia foram capacitados sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), durante oficina promovida pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), nesta quinta-feira, 28, na Câmara de Vereadores de Cristalândia.
A oficina “Trilha Orçamentária – PPA, LDO e LOA na prática” faz parte do programa Gestão com Norte, projeto de inteligência estratégica, que observa as realidades e demandas dos Municípios, e oferta apoio real e soluções práticas diante de cenários cada vez mais desafiadores, como recursos escassos, obrigações crescentes e a pressão diária por resultados.
Anfitrião do encontro, o prefeito de Cristalândia, Big Jow, que também presidente da ATM, destacou a necessidade de levar orientações aos gestores sobre os instrumentos orçamentários fundamentais à condução de uma boa gestão. “Esse é o nosso papel, de instruir, de capacitar, observando as diretrizes e entendimentos do Tribunal de Contas, mas principalmente as necessidades das nossas populações”, disse. As oficinas são realizadas em parceria com a empresa Project Treinamentos, Consultoria & Serviços.

Participante da oficina, o secretário Municipal de Finanças de Pium, Antônio Edilson, frisa que a capacitação atende principalmente aos agentes que assumiram a responsabilidade de auxiliar as gestões neste início de mandato. “Alguns estão iniciando agora, então é preciso saber como elaborar corretamente um PPA, uma LDO e LOA. Fomos orientados a criar políticas públicas que vêm de encontro as necessidades, e que não se deve inventar ações, mas identificar o que realmente a população quer”.
Além dos participantes, os vereadores de Cristalândia também participaram das capacitações.
A ATM seguirá com as oficinas nesta terça-feira, 02 de setembro, em Natividade, na Escola Agrícola do Município, voltado aos 22 municípios que compõem a região Sudeste do Tocantins.