
Por Maju Cotrim– Gazeta do Cerrado
A semana começa com um clima de expectativa elevada nos bastidores da política tocantinense, marcado por sinais claros de que articulações nacionais e locais devem ganhar força nos próximos dias. As movimentações envolvem diretamente partidos estratégicos e lideranças em um cenário que já reflete o aquecimento antecipado das eleições deste ano.
Entre as legendas que estão no centro dessas conversas está o PSDB, atualmente comandado no Tocantins pela ex-prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro. O partido surge como uma das principais possibilidades para abrigar o deputado federal Vicentinho Júnior, que se encontra em processo de avaliação sobre uma eventual mudança de legenda. A possível filiação tem sido tratada com cautela, mas já é vista por interlocutores como uma movimentação que envolve até nomes nacionais da sigla.
O PSDB, que busca reposicionamento estratégico tanto no plano estadual quanto nacional, passa a ser observado com mais atenção diante da possibilidade de incorporar um nome com capital político e que quer também disputar o governo.
Além do PSDB, outros partidos também vivem momentos intensos de conversações reservadas, embora ainda sem anúncios públicos ou definições claras. As articulações seguem acontecendo longe dos holofotes, em reuniões discretas, telefonemas estratégicos e análises de cenário que envolvem desde alianças proporcionais até projetos majoritários.
As eleições deste ano já começaram a mexer de forma decisiva com as perspectivas partidárias. Muitos pré-candidatos, tanto ao Legislativo estadual quanto federal, avaliam cuidadosamente os próximos passos, atentos às oportunidades que podem surgir com a janela partidária, prevista para os próximos meses. Esse período será decisivo para que deputados estaduais e federais definam por quais legendas disputarão seus mandatos.
O momento é de cálculo político, leitura fina do tabuleiro e reposicionamento estratégico. Ainda que boa parte das movimentações permaneça nos bastidores, o cenário indica que as próximas semanas tendem a ser marcadas por anúncios, mudanças de rota e rearranjos que poderão impactar diretamente a configuração das chapas e alianças no Tocantins. A engrenagem eleitoral já está em movimento e, ao que tudo indica, em ritmo acelerado.