Ex-governador Mauro Carlesse deixa prisão no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Ex-governador Mauro Carlesse deixa prisão no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O ex-governador Mauro Carlesse voltou a criticar publicamente a atual situação do Projeto de Irrigação São João, localizado na região sul de Palmas. Em vídeo publicado no Instagram nesta sexta-feira, 3, ele lamentou o abandono do projeto e acusou gestores públicos de negligência e de priorizar ações de marketing político em vez de investimentos estruturantes.

“É triste saber que aquele projeto está parado, abandonado, com o agricultor tentando sobreviver numa situação difícil. No meu governo, eu estruturei, transformei, coloquei as bombas para funcionar, a energia elétrica, estruturando todo o projeto para que voltasse a ser o grande projeto para atender a população de Palmas”, afirmou Carlesse.

O ex-governador destacou que, atualmente, a maior parte das hortaliças consumidas na capital vem de fora do Estado, o que, segundo ele, seria evitável se o projeto estivesse em pleno funcionamento.

“Hoje praticamente toda a verdura vem de fora, e aquele projeto poderia estar atendendo não só o Tocantins, como o Brasil inteiro. É um potencial enorme”, reforçou.

Carlesse, que comandou o governo do Tocantins entre 2018 e 2021, disse que a paralisação do São João representa um retrocesso para a agricultura familiar e criticou duramente os políticos que, segundo ele, se preocupam apenas com a aparência.

“Infelizmente, os gestores políticos gostam de fazer bonito com o dinheiro do povo, abandonam, largam, porque talvez não tenham voto naquela região ou coisa parecida. Vamos melhorar nossas gestões e fazer com que o Estado volte a ser forte, com dinheiro em caixa e grandes projetos”, declarou.

O Projeto São João, criado ainda na década de 1980, foi idealizado para impulsionar a produção agrícola no entorno de Palmas e fomentar a economia rural. Nas últimas décadas, no entanto, o projeto passou por períodos de inatividade e disputas administrativas entre Estado e produtores.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins