Cinthia anuncia saída do PSDB, faz desabafo e justifica: “Saio sem negar minha história”; Escolha de nova legenda deve ser rápida

A ex-prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro Mantoan, se manifestou no início da noite desta quinta-feira sobre a mudança no comando do PSDB no Tocantins e sobre a filiação do deputado federal e pré-candidato ao governo, Vicentinho Júnior, à legenda.

Por meio de carta pública, Cíntia comentou o novo momento do partido no Estado, avaliou os desdobramentos políticos e fez considerações sobre o cenário eleitoral que se desenha para 2026.

A manifestação ocorre após a oficialização da filiação de Vicentinho Júnior ao PSDB e a reconfiguração da direção estadual da sigla, movimento que gerou repercussões nos bastidores políticos. Ela já começou o diálogo para decidir por outra legenda. Almoçou com Laurez Moreira e Irajá e recebeu ligações de presidentes nacionais de partidos.

Veja abaixo a íntegra da carta pública divulgada pela ex-prefeita:

CARTA PÚBLICA

Às filiadas, filiados e amigos do PSDB,
às tucanas do PSDB-Mulher,
às lideranças nacionais e estaduais,
à população de Palmas e do Tocantins,

Sempre prezei pela boa política, aquela feita com responsabilidade, diálogo e compromisso com as pessoas.

Tive a honra de servir Palmas por mais de seis anos e se construir uma trajetória de 12 anos no PSDB, conduzindo o partido no Estado e presidindo o PSDB-Mulher Nacional com espírito público e respeito às instituições. Sou grata às lideranças, aos filiados e aos amigos que caminharam comigo nessa trajetória.

Justamente por valorizar as instituições e a coerência entre discurso e prática, anuncio minha decisão de me desligar do PSDB e, por consequência, de renunciar às funções diretivas que exerço.

E faço por coerência e por princípios.

A condução adotada pela direção nacional ao alterar, de forma unilateral, o comando do partido no Tocantins, sem diálogo efetivo com as bases e sem respeito à construção política legitimamente estabelecida, rompeu princípios essenciais da democracia partidária e as bases que sustentaram o espírito da Social Democracia.

Partidos devem ser espaços de participação e respeito às regras internas. Quando decisões se impõem de cima para baixo, sem escuta real, perdem-se a liturgia, o equilíbrio e o sentido coletivo que dão substância à vida partidária

Também não ignoro o simbolismo do método utilizado neste caso. Em um ambiente político ainda marcado por desigualdades, é necessário reconhecer como lideranças femininas, com frequência, são tratadas como provisórias ou substituíveis ao primeiro rearranjo de conveniência.

Saio sem negar minha história, sem romper afetos e sem abrir mão dos valores que sempre defendi: legitimidade, transparência, respeito às regras e às pessoas.

Às tucanas e aos filiados do Tocantins e do Brasil, minha gratidão. A defesa da participação efetiva das mulheres e de uma política com grandeza institucional seguirá comigo onde eu estiver.

A Palmas e ao Tocantins, reafirmo: sigo com o mesmo compromisso público de lutar pelos valores e princípios que acredito. Continuarei a exercer a boa política, para o bem das pessoas e juntos das pessoas.

Mudam-se as siglas, quando necessário. Não se muda o dever de servir e de respeitar a democracia e o nosso Tocantins.

Com respeito, firmeza e gratidão,

Cinthia Ribeiro