Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial será realizada em Palmas com foco em reparação e justiça social

Com o tema “Igualdade Racial e Democracia: Reparação e Justiça”, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), está construindo de forma democrática e territorializada a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada nos dias 22 e 23 de agosto. A etapa estadual é preparatória para a 5ª Conferência Nacional (CONAPIR), que acontecerá em Brasília, entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025.

Desde abril, polos regionais estão sendo realizados em várias regiões do estado, reunindo lideranças quilombolas, juventudes negras, gestoras e gestores públicos, conselheiros, representantes de religiões de matriz africana, movimentos sociais e universidades. As escutas têm como objetivo construir coletivamente propostas de enfrentamento ao racismo institucional, à violência racial e às desigualdades étnico-raciais, com foco na reparação histórica e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população negra.

As conferências regionais já aconteceram nos municípios de Porto Nacional, Arraias, Gurupi, Araguaína e Araguatins, com destaque para as discussões sobre titulação de territórios quilombolas, acesso à saúde e educação, valorização de culturas afro-brasileiras e combate à intolerância religiosa. O último polo regional será realizado em Paraíso do Tocantins, nos dias 07 e 08 de agosto, no Auditório da Paróquia São José Operário.

O credenciamento começa às 8h e a abertura oficial está marcada para as 9h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ES7G4z8hraWLRsY99.

A Conferência Estadual é um espaço essencial de participação social e institucional, e tem por finalidade formular diretrizes para a Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em consonância com os princípios do Estatuto da Igualdade Racial e com a política nacional.

A expectativa da SEIR é ampliar o alcance da etapa estadual, promovendo diálogos com a sociedade civil, fortalecendo os Conselhos de Promoção da Igualdade Racial e garantindo ampla participação de todas as regiões do Tocantins, para construção de políticas públicas que contemplem a todos e todas.