
O Consórcio de 19 municípios do Vale do Araguaia enviou á Gazeta do Cerrado uma nota na qual se manifesta contra exonerações em cargos do Estado na região além de repudiar a retirada do professor NEIVON BEZERRA DE SOUSA que comandava a Superintendência Regional de Educação. A mudança não agradou os gestores que chegou a considerar a retirada do superintendente como “injusta e desnecessária”.
Na nota os gestores citam índices da educação e defendem o trabalho de Neilon. No campo político, nos bastidores, a retirada dele é vista como uma readequação política que tem sido feita pelo governo nos cargos da área da Educação.
Veja a íntegra da nota dos prefeitos enviada á Gazeta:
Nota de Repudio
O CONSORCIO INTERMUNICIPAL VALE DO ARAGUAIA, composto por 19 municípios, manifesta veemente repúdio às exonerações de colaboradores do estado, lotados em municípios da nossa região e também do professor NEIVON BEZERRA DE SOUSA da Superintendência Regional de Educação que compõe estes municípios.
• professor Neivon, pedagogo, especialista em Gestão Escolar, Advogado, com mais de 20 anos de atuação na educação, sempre se destacou pelo compromisso, competência e dedicação.
Sob sua gestão, em 2025, a Superintendência Regional atingiu o 3° melhor desempenho entre as 15 regionais do Estado, com avanços significativos nos índices de aprendizagem. Destacamos também o aumento expressivo dos indicadores do SAEB, com todas as escolas alcançando mais de 80% de participação, sendo que a grande maioria atingiu 100% de adesão dos estudantes às avaliações, um marco histórico e fruto de forte articulação institucional.
Diante de tantos avanços, resultados comprovados e impacto social positivo, consideramos a demissão do professor Neivon injusta, desnecessária e profundamente prejudicial à continuidade das políticas educacionais que vinham sendo desenvolvidas com responsabilidade e compromisso público.
Reiteramos que a sua assunção ao cargo de superintendente foi fruto de consenso da maioria dos prefeitos da região do Vale do Araguaia, e ao mesmo tempo, prestamos nossa solidariedade ao professor Neivon Bezerra de Sousa e exigimos transparência, respeito ao serviço público e a imediata revisão destas decisões que ferem não apenas os profissionais, mas toda a comunidade que era servida com seus serviços.
- Pelo respeito à educação.
- Pela valorização dos profissionais que fazem a diferença.
- Pela justiça e pela verdade.
MARCUS VINÍCIUS MORAES MARTINS
Presidente do Consórcio do Vale do Araguaia
Prefeito de Araguacema