Screenshot
Screenshot

O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) afirmou, em entrevista ao programa De Frente com Maju, da editora-chefe da Gazeta do Cerrado, Maju Cotrim, que segue firme na base do governador Wanderlei Barbosa e que suas decisões políticas futuras, inclusive sobre permanência ou não no PSD, serão tomadas em conjunto com o chefe do Executivo. O parlamentar também falou sobre sua atuação em Gurupi, parcerias com a prefeita Josi Nunes, o desempenho nas eleições municipais de 2024 e o cenário para a sucessão estadual em 2026.

Ele falou ainda da relação conjugal com a secretaria de governo, Kátia Chaves com quem terá seu primeiro filho em outubro deste ano. Ele confirmou que os dois vão disputar vagas de estadual no próximo ano, cada um por sua região. 

Relação com Laurez Moreira

Eduardo Fortes disse manter respeito e amizade pelo ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, mas reforçou que hoje ambos seguem em campos opostos. “Ele está na oposição e eu estou na base do governador Wanderlei Barbosa. Política é isso: cada um segue seu projeto”, comentou.

Futuro partidário

Sobre seu destino partidário, Fortes afirmou que ainda não há definição, mesmo após a mudança no comando do PSD, que agora está sob a liderança do vice-governador Laurez Moreira. Ele afirmou que seguirá a decisão do governador Wanderlei Barbosa. “Minha prioridade é caminhar junto com o governador e com o grupo político que está ajudando o Tocantins a crescer”, disse.

Eleições em Gurupi

O deputado relembrou sua candidatura à Prefeitura de Gurupi em 2024, quando obteve cerca de 18 mil votos. Apesar de não ter sido eleito, afirmou estar satisfeito com o resultado. “A política é como um jogo, em que há ganhadores e perdedores. O mais importante é que a população reconheceu nosso trabalho”, destacou.

Parceria com Josi Nunes e Luana Nunes

Fortes declarou que atua em parceria com a prefeita Josi Nunes e já destinou aproximadamente R$ 6 milhões em emendas parlamentares para o município. Ele também elogiou a secretária de Saúde, Luana Nunes, e não descartou a possibilidade de uma futura dobradinha política. “A região sul precisa urgentemente de representação no Congresso Nacional”, afirmou, ao defender a importância de uma candidatura federal da região.

Sucessão estadual em 2026

Ao comentar sobre as eleições de 2026, Eduardo Fortes declarou preferência pelo nome do deputado Amélio Cayres como possível candidato ao governo pelo grupo do governador Wanderlei Barbosa. “Amélio sempre foi parceiro dos novos parlamentares na Assembleia e tem compromisso com o desenvolvimento do Tocantins”, afirmou.

Sobre a disputa para o Senado, o parlamentar disse que ainda é cedo para definições, mas citou nomes como Eduardo Gomes, Vicentinho Júnior, Gaguim, Alexandre e Irajá Abreu. Segundo ele, a escolha será feita em diálogo com a base governista.

Base governista na Assembleia

Fortes avaliou que a base do governo na Assembleia Legislativa permanece sólida, mesmo com o crescimento da oposição. Ele atribuiu a coesão ao volume de obras e investimentos do Executivo. “Não podemos ir contra algo que está dando certo. O Estado está avançando”, concluiu.

Assista a íntegra da entrevista aqui: