
O secretário de Indústria e Comércio, Beto Lima retornou ao cargo agora na gestão interina de Laurez Moreira.
Na gestão de Wanderlei Barbosa ele foi um dos destaques dentre os secretários e conseguiu ampliar a atuação da pasta, ajudou a projetar o Tocantins ainda mais na área econômica e atração de novas empresas. Sua atuação técnica na condução de uma área tão vital para o desenvolvimento do Estado sempre foi destacada por líderes do setor.
Beto e a equipe da pasta estão montando o plano de desenvolvimento para até 2045 com metas traçadas para as principais vocações do Estado.
Tocantins 2045
O secretário ressaltou que o planejamento estratégico Tocantins 2045 está em fase final e será apresentado em outubro, durante o aniversário do Estado. O documento foi elaborado em parceria com a UFT e a Unitins, com a participação de mais de 200 doutores tocantinenses e o apoio das federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura.
O Tocantins reúne condições únicas para se consolidar como hub logístico e produtivo do Brasil Central, com integração de modais, uso de energias limpas, tecnologia 4.0 na logística e produtos de maior valor agregado.
Destaques do atual cenário econômico do Tocantins (2025):
- Mais de R$ 10 bilhões em investimentos privados atraídos desde 2021;
- Crescimento da participação da indústria no PIB, de 10% para 13%;
- Expansão de polos agroindustriais, como esmagadoras de soja, plantas de etanol e fertilizantes;
- Instalação de indústrias de grande porte, como a Nexo em Araguatins;
- Projeto Tocantins 2045, que projeta o estado como hub logístico e produtivo nacional.