
A programação de Natal deste ano em Palmas virou tema de debate político após declaração do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nas redes sociais. Em vídeo gravado no Palácio Araguaia nesta terça-feira (16), ele afirmou que as comemorações ficaram aquém do planejado por causa de decisões tomadas durante o período em que esteve afastado do cargo, sob gestão interina de Laurez Moreira (PSD).
Wanderlei disse que o governo interino “destruiu o sonho” de realizar um Natal mais amplo, com forte impacto econômico. “Eu gostaria muito que estivesse totalmente diferente, porque nós fizemos um Natal lindo que aqueceu o comércio. Mas hoje o que nós temos é isso aqui, numa parceria com a prefeitura, porque o governo interino que ficou por três meses praticamente destruiu esse nosso sonho de fazer um Natal diferente”, afirmou.
Segundo o governador, o projeto original previa uma grande programação voltada ao fortalecimento da economia local, com foco em ambulantes, comerciantes e rede hoteleira. “O objetivo era fazer um Natal para que o ambulante vendesse, para que o comércio vendesse também, para que a rede hoteleira pudesse ter aquecimento”, destacou.
Promessa de Natal maior em 2026
Apesar das críticas, Wanderlei Barbosa disse que o Estado vai manter o que foi possível viabilizar neste ano em parceria com a Prefeitura de Palmas e prometeu uma estrutura mais robusta para 2026. Ele citou como metas a montagem de pista de gelo, barracas para comercialização de produtos, shows e outras atrações temáticas de fim de ano.
“O ano que vem, se Deus quiser, nós faremos um Natal diferente, com pista de gelo, com barracas para vender, com shows e atrações de Natal. Podem contar com o nosso empenho para fazermos isso o ano que vem”, declarou no vídeo.
O governador encerrou a mensagem desejando um Feliz Natal à população tocantinense, reforçando o compromisso de retomar, no próximo ano, o formato de evento que, segundo ele, já havia aquecido o comércio em edições anteriores.