
O deputado estadual Eduardo Fortes garantiu a aprovação de oito emendas de sua autoria na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, com propostas para áreas estratégicas como saúde pública, proteção animal, agricultura familiar e inclusão digital. As emendas foram incorporadas ao Projeto de Lei nº 18/2025, aprovado na última semana na Assembleia Legislativa.
Entre os destaques está a previsão de estudos para a implantação de uma Casa de Apoio em Barretos, São Paulo, destinada a acolher tocantinenses em tratamento oncológico no Hospital do Amor. A proposta é um compromisso do parlamentar e atende a uma demanda sensível de famílias que precisam viajar longas distâncias para acesso à saúde especializada.
Fortes também propôs a criação da Farmácia Veterinária Popular, conhecida como “Farmácia Pet”, em Palmas, Gurupi e Araguaína, oferecendo medicamentos acessíveis para animais. Outras iniciativas incluem o SAMU Pet, que é o serviço móvel de urgência veterinária, e a criação das Delegacias Especializadas de Proteção Animal (DEPA).
Na saúde humana, o parlamentar destinou emendas para viabilizar a implantação de leitos de UTI infantil na Unidade Materno Infantil do Hospital Regional de Gurupi e uma Unidade de Hemodiálise em Dianópolis, reforçando o compromisso com a descentralização do atendimento de alta complexidade.
Preocupado com os impactos das queimadas no campo, Eduardo Fortes também propôs a criação de uma linha de crédito emergencial com descontos para aquisição de insumos por produtores atingidos pelos incêndios, além da instalação de uma torre de sinal de TV no município de Araguaçu, que garante mais acesso à informação e inclusão digital.
“Nossas emendas foram pensadas com base no que escutamos da população. São propostas que nascem do diálogo com o povo e que agora se transformam em diretrizes orçamentárias. Exercemos o nosso mandato com escuta, responsabilidade e entrega”, afirmou o deputado.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Das 281 emendas parlamentares apresentadas ao texto da LDO, 136 foram aprovadas. O projeto de Lei também contempla grandes obras como a conclusão dos Hospitais Gerais de Araguaína e Gurupi, a construção do campus da Unitins em Augustinópolis e a recuperação de rodovias estaduais.
Segundo Fortes, a aprovação das emendas é apenas o primeiro passo do orçamento do ano que vem. “Agora vamos acompanhar para garantir que essas ideias saiam do papel e cheguem onde precisam chegar”, garante. A LDO define normas orientadoras para elaboração e execução do Orçamento, fixando metas e prioridades da administração. O texto antecipa a Lei Orçamentária Anual (LOA).