
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) participam de um ato na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, na tarde deste domingo (6), convocado pelo ex-presidente. A manifestação pede a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília.
Além de Bolsonaro, estão presentes na manifestação o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o do Paraná, Ratinho Junior; o do Amazonas, Wilson Lima; o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); o de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil); e o de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Do Tocantins, o senador Eduardo Gomes, que é vice presidente do Senado, também participa e fez registro ao lado de Caiado e Tarcísio, dois dos principais nomes da direita para 2026. O senador também fez registros ao lado de Nikolas e outros líderes da direita e do PL.
Além de Gomes, o presidente do PL de Palmas, André Gomes também está presente.
O evento contou com a presença de Bolsonaro, do pastor Silas Malafaia, do deputado federal Nikolas Ferreira, além de governadores de pelo menos sete estados brasileiros. A manifestação acontece três semanas após outro ato semelhante no Rio de Janeiro, que também teve a participação de Bolsonaro e do senador Eduardo Gomes.
Durante a mobilização, apoiadores do ex-presidente fizeram críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pediram o avanço do projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e prevê a concessão de anistia a investigados e condenados nos atos. Faixas e banners exibidos durante a manifestação ironizavam a pena de 14 anos aplicada à manifestante Débora Rodrigues dos Santos.
Ao comentar sua participação no evento, o senador Eduardo Gomes reforçou a importância do diálogo institucional e do papel do Congresso diante das demandas da sociedade. “O Parlamento é o espaço natural para o debate democrático e a busca por soluções equilibradas”, afirmou.