
De Araguatins- Maju Cotrim
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participa nesta sexta-feira, 27, de agenda com o presidente Lula na cerimônia que marca a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os governos Federal e Estadual, voltado à governança fundiária das terras da União no Tocantins.
O evento tem ainda a entrega de títulos de regularização fundiária pelos programas Imóvel da Gente e Terra da Gente.
Wanderlei elogiou o governo de Lula e falou de vários projetos e ações “nosso governo preza muito a parceria, nunca questões ideológicas não irão nos atrapalhar, respeitamos sua história, em algum momento da minha vida já votei no senhor”, disse.
Ele falou ainda sobre a construção da ponte de Aguiarnópolis, que deve ser inaugurada em dezembro.
Ele falou sobre o acordo de regularização fundiária: “É um desejo do setor produtivo e da agricultura familiar para que possamos fazer para que haja segurança jurídica. Estamos prontos para fazer juntos com o senhor essa parceira”, disse.
Ele falou ainda sobre as cidades que têm reservas indígenas e citou os 8 km em Tocantínia que precisam de asfalto. “Queria pedir ao senhor que ajudasse a quebrar essas burocracias”, pediu.
A primeira-dama Karynne Sotero também participa do evento, assim como os senadores Professora Dorinha e Irajá, além dos deputados Ricardo Ayres e Carlos Gaguim além do presidente da Aleto, Amélio Cayres.
Sobre o acordo
O ACT n° 14/2025 é celebrado entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com execução da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFGT), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Superintendência Regional no Tocantins do Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos (MGI), além da Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO).
No Tocantins, segundo o governo, existem cerca de 1,9 milhão de hectares de terras públicas pertencentes à União, com destaque para áreas que apresentam conflitos fundiários rurais, especialmente na região do Bico do Papagaio. Os programas Imóvel da Gente e Terra da Gente são iniciativas do Governo Federal voltadas à reforma agrária e à gestão de imóveis públicos.