Em Gurupi, Amélio fala sobre apoio e relação com Wanderlei: “na política é fundamental distinguir entre verdadeiros amigos e quem busca vantagens pessoais”

Em um café da manhã com servidores da Unirg nesta quinta-feira, 18, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), afirmou que resistiu a fortes pressões para pautar o impeachment do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele declarou que atuou para garantir estabilidade política no Estado em meio às investidas de ex-aliados de Wanderlei durante o período de afastamento do governador.

Cayres disse que o gesto não foi apenas institucional, mas também pessoal, por amizade e respeito ao governador. “Na política, é fundamental distinguir entre verdadeiros amigos e aqueles que buscam vantagens pessoais. A minha lealdade é guiada por princípios de honra e amizade”, disse.

Amélio ainda afirmou que é preciso virar esta página e buscar estabilidade política. “A responsabilidade da Assembleia Legislativa é clara, e eu procurei agir de forma ética. O que fiz por Wanderlei não foi apenas por ser governador, mas por amizade e respeito”, afirmou o presidente da AL.

Durante os 90 dias em que Wanderlei ficou afastado, o vice-governador Laurez Moreira (PSD) tentou articular uma maioria na Assembleia Legislativa, mas não conseguiu romper a base de apoio ao governador. A condução de Cayres é apresentada por aliados como exemplo de compromisso com a estabilidade do Tocantins, em um ambiente político frequentemente marcado por disputas de poder e rupturas.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins